A Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa) está realizando 15 ações para melhorar o tratamento de água e esgoto para os distritos de Glicério, Córrego do Ouro, Trapiche, Sana, Cabeceira do Sana, além do Bosque Azul, que fica na Ajuda, em Macaé. Ao todo, já estão sendo investidos R$ 5,82 milhões. As obras vão beneficiar cerca de 10 mil famílias.
Das obras em andamento, duas já estão prontas e funcionando – a rede de água e a Estação de Tratamento de Água do Trapiche – e deverão ser inauguradas ainda este mês. As obras deverão estar concluídas junto com a Estação de Tratamento de Esgoto do Sana, que está em período final de ajuste. Para maio, ficam prontas as obras da Estação de Tratamento de Água e da rede de água de Córrego do Ouro e a Estação de Tratamento e Rede de Esgoto do Trapiche.
De acordo com o presidente da Emhusa, José Cabral, as obras fazem parte do programa de saneamento básico do município e representam um ganho social para os moradores. “Com água e esgoto tratados, vamos conseguir reduzir os riscos de doenças como hepatite e verminose. Isso sem contar os ganhos para o meio ambiente, já que as estações de tratamento não vão mais permitir o despejo de esgoto in natura nos rios da região serrana”, comentou.
O diretor de saneamento ambiental da Empresa, engenheiro químico Carlos Renato Mariano, lembra que todas as intervenções na região serrana são gratuitas para o morador. “As obras de estações de tratamento são muito importantes, porque a água bruta oriunda do manancial tem em sua composição elementos não recomendáveis para o consumo humano. Com a remoção física e química deste alto teor de sólidos em suspensão, a saúde da população está garantida”, afirmou.
Dentro do cronograma de obras da Emhusa, está prevista para julho a conclusão da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a rede de água em Glicério. Em agosto, começa a funcionar a Estação de Tratamento de Água (ETA) e a rede de água do Sana.
Já no Condomínio Cidadão Bosque Azul, que fica no bairro da Ajuda, a Emhusa está levantando os projetos conforme as necessidades. Outro benefício programado para os moradores, em agosto, é a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).