Foto: Ana Chaffin
Ação é uma estratégica da Prefeitura de Macaé para prevenir a doença
De acordo com dados do Programa Municipal de Imunização, da Secretaria de Saúde, até a última terça-feira (02), já foram vacinadas contra a meningite sorogrupo C 13.054 crianças da faixa etária até nove anos, 11 meses e 29 dias. Equipes da Saúde já visitaram 70 escolas públicas e 14 escolas particulares. Outras 15 unidades de ensino estão agendadas para a próxima semana.
Pensando em aumentar a cobertura vacinal e prevenir a ocorrência de casos mais graves, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, optou por implementar uma estratégia de ação vacinando todas as crianças nesta faixa etária, que ainda não tinham recebido nenhuma dose desta vacina.
- Portanto, não é uma dose de reforço. A vacina conjugada contra a meningite meningocócica C tem elevada eficácia (inclusive em menores de um ano) e confere proteção prolongada. Esta vacina foi incluída no calendário público de vacinação do Brasil em 2010. Para atender o público que nasceu antes deste ano, a Prefeitura de Macaé aumentou a faixa etária para 9 anos, 11 meses e 29 dias - explica a Gerente da Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin.
As doses estão sendo administradas nas escolas públicas e privadas de Macaé, numa ação do Programa Municipal de Imunização, Estratégia Saúde da Família (ESF), Escolas Técnicas e Faculdades do município.
- A prevenção é feita com medidas gerais, como lavar as mãos, alimentar-se bem, evitar ambientes com aglomeração de pessoas e pouco ventilados. Outra recomendação é a vacinação, ressalta a Coordenadora de Imunização, Claudia Campanati.
Meningite
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.Pode ser causada por muitos agentes, como vírus, bacilos, fungos e outras bactérias.
Ela protege contra a meningite causada pelo meningococo tipo C, o tipo mais prevalente na maior parte do nosso país, mas ainda é importante o meningococo tipo B, contra o qual ainda não existe uma vacina eficaz.
Vale ressaltar que o uso repetido desta vacina pode acarretar em uma tolerância imunológica, isto é, a cada dose aplicada, diminuir ainda mais eficácia deste imunobiológico.
Toda vacina apresenta uma eficácia que pode chegar perto de 98% e isso depende da resposta individual de cada pessoa. Desse modo, é possível que ocorra doença mesmo em vacinados, obviamente num percentual muito insignificante.
De acordo com o Ministério da Saúde a vacinação contra o meningococo C é realizada em menores de 2 anos porque este é o período em que as meningites são mais frequentes.
Vacinas
Além da vacina contra o meningococo C (a partir dos 3 meses de idade), a Secretaria de Saúde informa que existem no calendário infantil de vacinação do Ministério da Saúde outros tipos de imunobiológicos que protegem contra demais formas da doença. São eles:
- BCG: ao nascer. Protege contras as formas graves de meningite tuberculosa.
- Pneumocócica 10 valente: a partir dos 3 meses de idade. Protege contra os 10 principais tipos de pneumococos causadores de doença invasiva, mas existem mais tipos que não estão cobertos pela vacina.
- Pentavalente: a partir dos 2 meses. Protege contra as infecções causadas pelo Haemophilus b. É tão eficaz que atualmente quase não encontramos este tipo de meningite, principalmente porque ela está incluída no calendário de vacinação infantil há mais de 10 anos.