logo

Prefeitura lança campanha de valorização do idoso

11/11/2005 16:20:23 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Na próxima quarta-feira (16), às 16h, será lançada a campanha “Mudando de Ótica”, no auditório do Sindipetro de Macaé, na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, nº 257. O objetivo do evento é conscientizar as pessoas sobre os respeito devido aos maiores de 60 anos de idade. “Devemos olhar o idoso como ele deve ser olhado. Uma pessoa que trabalhou a vida toda e deve ser valorizada”, disse a gestora do Fundo Municipal de Assistência ao Idoso (Fundai), a psicóloga Cátia Crespo Schueler de Souza, que acrescentou ainda ser preciso resgatar o respeito pelos mais velhos.

Já foram realizadas duas campanhas – uma em agosto sobre o direito do idoso e outra em setembro, tratando o perfil do idoso macaense. Segundo a gestora do Fundai, a sociedade macaense já está tratando este assunto com maior carinho, uma vez que há um maior respeito e apresentação de proposta a favor do idoso, que está sendo mais valorizado com cursos oferecidos nos jornais locais, com a melhora do atendimento nos bancos da cidade e nas filas dos supermercados.Os direitos do idoso estão na Lei Federal 8842/94 e no Estatuto do Idoso, cuja Lei é a de nº 10.741/03, onde estão dispostos o estatuto do idoso.

Durante o lançamento da campanha, haverá duas palestras. A primeira sobre o tema “Valorização do Idoso”, que será proferida por Cátia, que também é psicoterapeuta pós-graduada em teoria e clínica psicanalítica com especialização na abordagem centrada na pessoa e na terapia familiar. O segundo assunto a ser tratado será “Discriminação Social do Idoso”, numa palestra proferida por Mônica Gonçalves, formada em Direito e pós-graduada em marketing, atual advogada do Conselho Municipal do Idoso (Conim) e do Fundai, além da Associação de Aposentados e Pensionistas de Macaé.

No encerramento do evento haverá apresentação de esquete do grupo Ateliê da Vida, composto por idosos, que exibirão a peça “O Lixo”, cujo texto é de Luiz Fernando Veríssimo. Este grupo foi formado pela prefeitura, através do Fundai com apoio do Conim.

O evento contará com a presença de dona Carmem Mussi e de dona Margarida Mussi, cidadãs macaenses que têm importantes serviços prestados à terceira idade em Macaé, onde 13 grupos atuam com os idosos.

De acordo com o Estatuto do Idoso, deve-se evitar a discriminação às pessoas da terceira idade, para que elas não sejam vítimas de negligência, violência ou omissão. É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de constrangimento e tratamento desumano.

Discriminação é crime. Impedir os idosos de ter acesso ao transporte, ao trabalho e às operações bancárias devem ser evitadas. O poder público deverá criar programas de profissionalização especializada, além de prepará-los para projetos sociais.

Também é crime negligenciar e abandonar o idoso, negando-lhe assistência à saúde, alimentação e amparo. A indução de pessoa idosa a outorgar procuração para fins de administração de bens ou deles dispor livremente, a negação de emprego por causa da idade e deixar de prestar assistência ao idoso em situação de iminente perigo são, entre outras, formas criminosas e abusivas.