logo

Prefeitura lança concurso de logotipo para jornal escolar

12/06/2012 10:30:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

O projeto “Jornal Escolar”, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, vem mudando o cotidiano dos alunos nas escolas da rede municipal. Prova disso é que os alunos do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, além de prepararem a sua própria edição, o “Maria Letícia News”, realizam também um concurso para a escolha do logotipo da publicação. A seleção é feita entre os alunos da unidade, para que a marca do jornal tenha identificação com os estudantes.

O período de inscrição iniciou no dia 1º e vai até dia 21 de junho. Os interessados em participar podem se inscrever com a equipe formada por alunos responsáveis pelo jornal, nos turnos da manhã e tarde, e com a direção do colégio, no turno da noite. As regras para participação foram disponibilizadas no mural de entrada da escola, para que os candidatos fiquem por dentro de todas as regras do concurso.

A secretária de Educação, Marilena Garcia, explica que o projeto “Jornal Escolar” é mais uma ação que pretende contribuir para a diminuição da evasão escolar, fazendo que o aluno desperte para o seu protagonismo. E, segundo ela, o concurso é mais um incentivo para isso:

- Em sala de aula, o jornal ajuda no desenvolvimento dos processos de aprendizagem ao exercitar a capacidade de atenção, síntese, associação, comparação e análise, aprimorando o poder de argumentação e pesquisa. Ao usar o jornal como material de apoio didático, o professor aproxima a escola do mundo que a cerca – afirma.

De acordo com a professora responsável pela elaboração do jornal “Maria Letícia News”, Christiane Sheyla, a ideia em promover o concurso para a escolha do logotipo surgiu por iniciativa dos próprios alunos: “Muitos alunos têm um talento muito grande para desenho e sempre participam de eventos na escola. Para incentivar o lado artístico deles, resolvemos promover este concurso”, diz Christiane.

Os desenhos enviados à organização do cocurso serão avaliados por uma comissão formada por professores de arte e os ganhadores, além de terem o trabalho como a nova marca do jornal, ainda receberão de prêmio um kit de desenho e pintura.

Projeto - O “Jornal Escolar” trabalha com crianças e adolescentes do Ensino Fundamental que estão cursando do 2º ao 9º anos, estagiários, professores, diretores, orientadores, coordenadores pedagógicos e a comunidade do entorno das unidades escolares. Com isso, além da melhora no rendimento dos alunos, o projeto, desenvolvido sob a coordenação do programa “Educação para Paz”, também permite uma ampliação na relação social entre a comunidade e a escola.

- O papel desta coordenadoria é também trazer a comunidade para a escola, além de zelar pela qualidade da educação. Para isso, aliamos as ações com as escolas e o jornal é importante por ser um espaço de discussões sobre educação envolvendo os alunos, finaliza a coordenadora do Programa Educação para Paz, Sônia Terezinha Gonçalves.

Além do Maria Letícia, as primeiras edições dos jornais foram realizadas em outras 14 unidades municipais. São elas: Polivalente, Coquinho, Aroeira, Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Jofre Frossard, Maria Isabel Damasceno Simão, Eda Daflon, Caetano Dias, Leonel de Moura Brizola, Darcy Ribeiro, Engenho da Praia, Joaquim Augusto Borges e Sana. O primeiro deles foi o “Gentileza Notícias”, produzido pelos alunos do Colégio Municipal Botafogo.

Outras 15 escolas serão contempladas com o projeto. São elas: Dolores Garcia Rodrigues, Lions, Ancyra Goçalves Pimentel, Interagir, Antônio Alvarez Parada, Letícia Peçanha de Aguiar, Generino Teotônio de Luna, Fazenda Santa Maria, Wolfango Ferreira, Aterrado do Imburo, Cláudio Moacyr de Azevedo, Raul Veiga, Córrego do Ouro, Pedro Adami e Ivete Santada Drumond de Aguiar.