Considerado um dos maiores historiadores de Macaé, Antônio Alvarez Parada, o Tonito, tem sua obra literária recuperada pela Secretaria Executiva de Acervo e Patrimônio de Macaé. Na próxima quarta-feira (29), às 20h, a secretaria lança o livro “Tonito Antonio Alvarez Parada - O fio de uma história", no Solar dos Mellos. O trabalho é fruto de pesquisas desenvolvidas pela equipe da secretaria em jornais e revistas de épocas diversas.
De acordo com o secretário de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meirelles, o livro reúne 19 artigos de Tonito, que não estavam ligados a nenhuma coluna periódica, conforme era comum em seus textos. “Também estamos possibilitando nesta obra que as gerações atuais conheçam os desenhos inéditos, nos quais foram retratadas paisagens macaenses”, diz o secretário.
O lançamento do livro faz parte do projeto de construção e preservação da memória da cidade, partindo da produção social de Tonito. No ano passado, foi lançado o livro “Cartas da Província”, crônicas publicadas semanalmente por Antonio Alvarez Parada no jornal “O Fluminense”, na década de 1970. A secretaria também já organizou a exposição “Antônio Alvarez Parada: entre memórias e histórias”, que marcou os 80 anos de nascimento do historiador, falecido em 1986.