Prefeitura lança nova estratégia de prevenção à meningite sorogrupo C

19/08/2014 11:56:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira,Joice Trindade e Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

A vacinação começou nesta terça-feira (19) em uma escola localizada no bairro Imbetiba

A Prefeitura de Macaé lançou, na manhã desta terça-feira (19), nova estratégia de prevenção contra a meningite sorogrupo C no município, através da ampliação da faixa etária. A primeira unidade a receber a vacinação é a Escola Municipal de Educação Infantil Maria de Maris Sarmento Torres, no bairro Imbetiba. A equipe do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde e os alunos do Instituto Politécnico de Ensino realizam a vacinação na unidade de ensino nos turnos da manhã e tarde. A escola atende 264 alunos de dois a cinco anos.

A prefeitura fará a vacinação em crianças até dez anos incompletos (9 anos, 11 meses e 29 dias). O município investiu quase R$ 1,8 mi na aquisição de 30 mil doses e as equipes de vacinadores da Secretaria de Saúde percorrerão as escolas das redes municipal e privada. A dose contempla alunos das modalidades de Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental, que ainda não foram imunizados contra a doença.

O prefeito Dr. Aluízio acompanhou, nesta manhã, o início da vacinação na EMEI Maria de Maris Sarmento Torres. "Apesar de não haver surto da doença, a prefeitura entende que é importante adotar medidas preventivas, como a vacinação desta faixa etária. A vacinação exige a autorização assinada dos pais e apresentação da caderneta de vacina", explicou.

A primeira criança a ser vacinada na unidade de ensino foi a menina Maria Clara Amarantes Azevedo, de seis anos, que estava acompanhada da avó. "É bom ter a vacina, pois podemos prevenir as crianças. Assim, ficamos mais tranquilas", disse Penha da Silva.

A diretora da EMEI Maria de Maris Sarmento Torres, Elizete Sanandres, falou da importância da atuação da prefeitura. "Estamos seguindo todas as orientações da 'Saúde e Educação', de deixarmos os ambientes arejados e reforçar a ação de higiene junto às crianças, tanto nas escolas, quanto em casa. A população, principalmente, pais e responsáveis, ficam mais tranquilos com a vacinação", explicou.

Andréa Oliveira Lucas, mãe de Lucas, seis anos, lembrou que uma dose da vacina contra a meningite sorogrupo C custa R$ 318. "Não teríamos condição de pagar. Agradecemos à Prefeitura de Macaé e à Secretaria de Saúde o carinho que estão dando aos nossos filhos com essa atitude", comentou.

A Coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dalcin, ressaltou que a vacina é apenas uma das formas de prevenção. É preciso que as pessoas evitem ambientes fechados com grande aglomeração. "O ideal é que as casas, escolas e locais de trabalho estejam bem ventilados", explicou, completando que a vacina pode dar reação como mal estar, dor no local da vacina e febre baixa.

Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, está é uma medida que vai contribuir com a qualidade de vida dos alunos. Além da aplicação da vacina, a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) vai atuar com a verificação do calendário vacinal, medição de altura e pesagem, reforço da triagem oftalmológica, saúde bucal, e identificação de alteração da linguagem oral que visam prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, anunciou que a prefeitura pretende montar uma Casa de Vacina, onde funciona o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), para ser referência no município e também desafogar o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.



Fotos Relacionadas