Prefeitura lança Orçamento Participativo Jovem nas escolas

20/06/2011 15:18:46 - Jornalista: Tânia Garabini

Foto: Lívio Campos

Ação se estenderá por todos os colégios municipais, estaduais e particulares da cidade

O Colégio Municipal Botafogo foi escolhido para ser a primeira unidade escolar a receber o Orçamento Participativo Jovem. Nesta segunda-feira (20) alunos e professores receberam a visita da coordenação do Orçamento Participativo de Macaé. Essa ação se estenderá por todos os colégios municipais, estaduais e particulares da cidade.

A abertura do projeto teve apresentação de uma peça de teatro falando sobre o que é o Orçamento Participativo numa linguagem atual, mostrando a realidade do que o jovem pode fazer para melhorar a sua cidade e seu bairro. Em seguida, a equipe do Orçamento Participativo fez palestra a respeito do tema.

O Orçamento Participativo é o instrumento democrático em que a comunidade escolhe, por maioria e em seu bairro, obras ou serviços que devem ser executados. À administração, cabe acatar a escolha popular e cumprir. O prefeito Riverton Mussi criou o Orçamento Participativo em 2010, com a intenção de dividir com toda a população, as diretrizes de obras e ações, pois a comunidade sabe melhor do que ninguém, o que precisa para sua melhoria e a de seu bairro.

-É um projeto que veio para ficar, e que além de nos mostrar com precisão as necessidades de cada bairro, serve como exercício de cidadania e fortalecimento da democracia participativa, disse o prefeito.

O Orçamento Participativo de Macaé conta com 5% da receita do município para que seus cidadãos escolham as obras ou serviços a serem executados em suas comunidades. Neste primeiro ano de existência, o Orçamento Participativo tem como obras principais, escolhidas popularmente, a construção de escolas de ensino infantil, bem como praças e postos de saúde. Os projetos se encontram em fase de licitação.

Alunos aprovam projeto

O sucesso foi a marca presente no lançamento do OP Jovem no Colégio Municipal Botafogo. A peça teatral, criada especialmente para Macaé, fala sobre o que Orçamento Participativo. Arrancando boas risadas dos jovens alunos, a peça em minutos transmitiu o que esse mais moderno instrumento democrático propicia. Em seguida, a equipe do Orçamento Participativo distribuiu cédulas de votação onde os alunos puderam votar quais melhorias eles acham mais necessárias ao bairro.

A coordenadora geral do Orçamento Participativo, Rosane Miranda, explicou que os alunos que deverão escolher dois representantes para que em nome da escola possam integrar o OP Jovem, e também sugerir melhorias e serviços para sua comunidade, em reuniões comunitárias e escolares. O jovem Igor Mattos se entusiasmou com a apresentação e se apresentou como voluntário a candidatura ao cargo de jovem conselheiro.


Fotos Relacionadas