A Prefeitura de Macaé promoveu a aula ianugural, na Cidade Universitária, nesta sexta-feira (20), do primeiro Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal. Serão 16 meses de aulas que acontecerão todas as sextas-feiras das 8h às 17h. O término é em dezembro de 2011 e os alunos precisarão ter frequência mínima de 75% das aulas com justificativa para as faltas. A turma conta com 70 alunos que participam efetivamente do poder executivo de Macaé e para a obtenção do título, certificado pela Funemac e a FeMASS, será necessário ter média mínima de sete.
A aula inaugural ocorreu no auditório da universidade com a participação do vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares, representando a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia. Segundo o coordenador do curso, o professor Guido Vaz Silva, o objetivo é desenvolver, capacitar e atualizar os funcionários da prefeitura, dando-lhes uma visão global do novo paradigma da gestão pública e, principalmente, equipando-lhes com um ferramental de gestão para tornar o serviço público mais eficaz.
- Teremos um acompanhamento melhor do aluno usando recursos da internet, pois criaremos uma lista de discussão por e-mail para facilitar o acesso a informações. Pretendemos fazer uso de muitas dinâmicas de grupo durante o curso para facilitar o aprendizado e a visualização prática do que for ensinado, disse Guido, explicando as linhas gerais do curso para os participantes e falou um pouco de cada professor envolvido e do currículo do curso.
Os alunos terão disciplinas de Nova Gestão Pública, Planejamento do complexo econômico local, Ordenamento legal em municípios, Orçamento e Finanças Públicas Municipais, Planejamento e Gestão das Cidades, Metrópoles e Planos, Cidadania e Democracia e Serviços de Infra-estrutura. O término das aulas está marcado pra 25 de novembro de 2011 com a entrega da monografia para a banca no dia 10 de novembro e a defesa do trabalho e o final do curso para dezembro de 2011.
Um dos alunos do curso, o secretário de Gestão de Macaé, Rômulo Campos, informou que o projeto é o resultado da integração entre a Secretaria de Administração, a Câmara Permanente de Gestão e a Secretaria de Educação.
- É uma decisão governamental para capacitar os funcionários na busca não só que eficácia e da eficiência, mas também com a preocupação de permitir que a prefeitura ofereça serviços de qualidade a população”, explicou, acrescentando que a demanda pelo curso é muito grande. Além dos 70 alunos inscritos, mais 35 estão na fila de espera.
- A ação do governo é mais um benefício para o servidor público municipal que vai estar mais qualificado profissionalmente para exercer suas funções”, acrescentou a secretária municipal de Administração, Carla Mussi.