Em cumprimento da Lei 9.795/99, que institui a obrigatoriedade da educação ambiental como uma prática integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou, na quarta-feira (23), na escola pólo Maria Isabel Damasceno Simão, o Programa de Educação Ambiental 2011 da Rede Municipal de Educação. A iniciativa integra ainda o programa de formação continuada do professor.
O lançamento do programa aconteceu durante o quarto encontro de professores com os coordenadores de área da Secretaria Municipal de Educação. O programa será inicialmente voltado para 210 professores de Ciências, Geografia e História que atuam nas 19 unidades escolares da rede com atendimento do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Posteriormente, o trabalho será estendido a toda a rede.
- A educação ambiental só pode acontecer efetivamente se a escola se inserir na comunidade. Essa é inclusive uma condição para que o Programa de Educação Ambiental seja aceito como tal pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Tem que ser extramuros para que o aluno possa propor soluções às situações problema que existem. Pretendemos construir uma participação cidadã, destacou o secretário de Educação, Guto Garcia.
Além da promoção da capacitação dos profissionais sobre o tema dentro das especificidades do município, a Coordenação de Ciências da Semed acompanhará projetos com foco nos ambientes onde as cinco escolas selecionadas estão localizadas. O trabalho se estenderá durante todo o ano e também terá como objetivo a criação de material didático próprio para Macaé.
Na Escola Municipal Engenho da Praia, o projeto será sobre a restinga; no Colégio Municipal Botafogo, sobre o manguezal; na Escola Municipal Professora Maria Letícia dos Santos Carvalho, sobre a Lagoa de Imboassica; na Escola Municipal Joaquim Augusto Borges, sobre a Mata Atlântica, e no Colégio Municipal Raul Veia, no distrito de Glicério, sobre o rio Macaé e o canal Macaé-Campos.
Antecedendo o lançamento do projeto, a equipe, durante o primeiro encontro de professores de 2011, no dia 2 de fevereiro, distribuiu um questionário para levantamento do conhecimento dos professores sobre a realidade histórica e ambiental do município. Foi verificado que seria necessário um programa de capacitação dos educadores sobre esses aspectos.
Com essa finalidade foi criado o Programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação. Ele tem como principais metas o resgate da história de ocupação e formação do município, com o intuito de explicar as mudanças no espaço geográfico e principais problemas sócioambientais decorrentes da ocupação desordenada e do crescimento populacional intenso, principalmente nos últimos 20 anos.
Depois do lançamento do programa no pólo do centro, ele será apresentado nos dois pólos da serra, na quarta-feira (30) e, no Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges, na Bicuda, no dia 6 de abril. O pólo do centro abrange os setores escolares azul, amarelo, verde, vermelho, vinho e marrom.
O programa é desenvolvido pelas coordenadoras de Ciências da Semed, Martinha Pimentel Machado e Márcia Alfradique, que já têm um cronograma de ações para todo o ano.
- Só é possível preservar a partir do momento que se conhece o ambiente em que se está inserido. Esse trabalho é fundamental para isso. Há dificuldade para o professor sair das unidades escolares para se capacitar, por isso é mais produtivo levar a capacitação às escolas, nos horários de atividade dos professores, disse Martinha, ressaltando que grande parte dos docentes que atuam em Macaé não reside no município e que muitos alunos também não são da cidade.