logo

Prefeitura lança projeto de prevenção ao alcoolismo nas escolas

25/04/2011 15:49:27 - Jornalista: Carlos Fernandes

“Informação sobre o Alcoolismo”. Este é o projeto que foi lançado nesta segunda-feira (25), no Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa, com as turmas de oitavo e nono anos de escolaridade,e para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa será desenvolvido pela prefeitura, através da secretaria de Educação em parceria com o grupo Alcoólicos Anônimos de Macaé.

O objetivo é levar informações de prevenção ao Alcoolismo. Por isso, o próximo passo é atender outras unidades municipais de ensino, como os Cieps Municipalizado Oscar Cordeiro e 455 Maringá, além do Colégio Municipal Wolfango Ferreira. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta é executar palestras e dinâmicas voltadas para a qualidade de vida e prevenção à dependência.

Para Guto Garcia, a primeira ação a ser levada em conta é que estudantes, pais e professores tomem conhecimento sobre a prevenção para lutar contra a dependência.

- Firmamos parceria com o grupo Alcoólicos Anônimos com a proposta de enfatizar a importância da prevenção do álcool e seus efeitos”, salientou o secretário lembrando o importante papel dos pais e professores no trato com os dependentes.

Durante o projeto, o representante e voluntário do grupo Alcoólicos Anônimos Natalício Pimentel da Silva abordou questões sobre “Funcionamento do grupo Alcoólicos Anônimos”, “A dependência química”; “ Formas de prevenção”; “ Como dizer não”, “ As reuniões do grupo” e “ Os doze passos do Alcoólicos Anônimos”.

Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Alves, a prevenção deve contar com ações pedagógicas voltadas para o diálogo e cotidiano.

- Hoje é cada vez mais comum assistirmos adolescentes bebendo. Como na Educação de Jovens e Adultos (Eja) podemos encontrar jovens acima de 15 anos, pais de alunos e até mesmo idosos na faixa dos 70 anos, este projeto será de suma importância, disse.

Conceição de Maria considerou também que o foco do projeto é abranger um público amplo. O projeto “Informação sobre o Alcoolismo” visa incentivar os alunos a terem uma vida saudável e produtiva, que para ela é a melhor forma de mantê-los longe da dependência de drogas.

- Dar-lhes suporte afetivo e cuidar de sua auto-estima são tarefas muito mais complexas, mas também mais eficazes, tanto para evitar o problema com a dependência química, quanto para formar adultos mais corajosos e conscientes de si mesmos, ressaltou.

No decorrer do projeto, os alunos terão ainda acesso às informações prevenção ao uso indevido do álcool, a importância da prevenção, o efeito no organismo, o relacionamento familiar e a prevenção, além de relato de casos de pessoas que usam e usaram o álcool e se tornaram dependentes.

Dependência -Todas as drogas têm em comum a capacidade de alterar o estado mental do usuário, seja proporcionando uma sensação de prazer e conforto ou reduzindo a timidez e aumentando a sociabilidade de quem a usa. Em geral, todas também causam dependência química e psicológica, transformando o usuário ocasional em viciado, que acaba dependendo do consumo da droga para manter suas atividades normais.

O álcool, o tabaco e a maconha são exemplos mais comuns de drogas obtidas diretamente de plantas. Nem todas as drogas são proibidas por lei. Álcool e tabaco, apesar das crescentes restrições que vêm sofrendo na maior parte dos países, são vendidos e consumidos normalmente no Brasil. A legalidade destas drogas elimina os riscos adicionais que correm os usuários de outras drogas: a ausência de segurança.

Grupo- Em Macaé, um dos grupos de Alcoólicos Anônimos funciona à rua Teixeira de Gouveia, 1169, sala 102 com plantões de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h e aos finais de semana com encontros.