Prefeitura lançará campanha de combate à violência contra as mulheres

13/04/2021 14:29:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arte

Objetivo é que as mulheres procurem a rede de proteção

“Eu Uso Máscara, Mas Não me Calo!” é a campanha que será lançada no dia 29 deste mês, de forma remota, pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. O objetivo é estimular as denúncias e combater todo tipo de violência contra as mulheres nesse período de isolamento social devido à pandemia do coronavírus (Covid-19). O lançamento da campanha será durante reunião do Grupo de Trabalho (GT), pela plataforma digital Google Meet, às 9h, no seguinte link: https://meet.google.com/wek-eugx-cnw?hs=224.

A campanha está sendo implementada pela Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres, através do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim (Ceam) em parceria com as artesãs do Espaço Arte Mulher, do Espaço Mulher Cidadã Erosita França Lecler. Elas são responsáveis pela confecção das máscaras que serão distribuídas às mulheres que buscarem atendimento no Ceam e nos espaços que atendem as mulheres e compõem a rede de proteção e atendimento à mulher, para que saibam que não estão sozinhas.

“Importante destacar que, infelizmente, muitas mulheres já conviviam com os agressores, enquanto outras, descobriram isso durante o isolamento social. Sendo que, devido a esse confinamento, elas têm mais dificuldade de fazer a denúncia, o que vem nos causando grande preocupação. Daí a importância da campanha, que serve para alertar as mulheres que elas não estão sozinhas e que existem caminhos para romper o ciclo de violência que estejam vivenciando”, destacou a coordenadora geral de Políticas para as Mulheres e do Ceam, Jane Roriz. Ela acrescentou: “Precisamos deixar bem claro para as mulheres que a Lei Maria da Penha funciona, e é eficaz, mas elas precisam expor o que está acontecendo e buscar esse apoio”.

Outro destaque no lançamento da campanha será o Grupo Reflexivo de Homens Envolvidos em Situação de Violência Doméstica, projeto que será apresentado pelo coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Salesiana de Macaé, o psicólogo Marcelo da Silva Santos.

O Espaço Mulher Cidadã, parceiro na campanha, é importante porque destina-se à qualificação profissional da mulher, ao incentivo ao trabalho e autonomia econômica, com vistas à ampliação da inserção das mulheres no mercado de trabalho, sua independência econômica e sua participação na economia doméstica. Dessa forma, coloca a mulher em posição de destaque, e não mais de dependência do homem, fazendo com que se conscientize de que ela pode. Neste Espaço são desenvolvidos alguns programas, como o “Espaço Arte Mulher”, que acompanha um grupo formado, hoje, por 10 artesãs que expõem as suas peças, produzidas individualmente, e se organizam em horários diversos para a comercialização dos produtos artesanais e no funcionamento da loja, cedida no Terminal Rodoviário Central, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.