Prefeitura lançará Cartilha de Proteção Animal no dia 4

30/09/2022 16:39:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Documento será digital no Portal da prefeitura

No Dia Mundial dos Animais, na próxima terça-feira (4 de outubro), a Prefeitura de Macaé aproveitará a data que celebra o direito dos animais para fazer um alerta aos cidadãos: ajudar a preservar a vida animal é cuidar do ambiente e do planeta. As informações de como deve ser a relação do ser humano com os animais estarão na Cartilha de Proteção Animal do Município de Macaé que será lançada nesse dia, às 15h, no Auditório Cláudio Ulpiano, Bloco A, Cidade Universitária.

A iniciativa inédita é da Subsecretaria de Proteção Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e levará à população abordagens, principalmente, relativas ao combate aos maus-tratos a animais. Neste primeiro momento, a cartilha será apenas digital e, logo após o lançamento, estará disponível no Portal da prefeitura.

O Subsecretário de Proteção Animal, Luan Campos, informou que um dos pontos trabalhados na cartilha será a relação da violência doméstica contra a mulher e os maus-tratos animais. De acordo com estatísticas do Direito do Animal, em relacionamentos violentos, muitos animais sofrem abusos por parte do agressor como forma de amedrontar a mulher vítima desse tipo de violência. O assunto é pouco divulgado e a cartilha reforçará a importância de fazer esse alerta.


"A cartilha contempla as ações da nossa Subsecretaria em busca da defesa da causa animal, sobretudo, através da educação ambiental em bem-estar animal", destacou Campos. Ele acrescentou: “Esta cartilha será um instrumento de aprendizado para a população, para que possa compreender melhor o valor dos animais e a necessidade de ser um defensor da nossa fauna, contra todos os tipos de maus-tratos”.


Para Campos, a cartilha é uma forma de atuar da Subsecretaria que complementa o trabalho de fiscalizar. A ação leva em conta o campo do Direito da Família, em que os animais de estimação são considerados membros da família.