Macaé apresenta alto crescimento nos últimos anos, com o surgimento de várias comunidades na periferia da cidade. Grande parte delas sofre, há anos, com falta d’água, por não ser ainda atendida pela Cedae- Companhia Estadual de Água e Esgoto - responsável pela captação e distribuição de água no município. Essa carência vem trazendo sérios problemas para a população.
Para atender a esses moradores, a prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Serviços Públicos (Semusp), vem instalando caixas d’água comunitárias e disponibilizando caminhões-pipa que, diariamente, fazem o abastecimento, ajudando muitas famílias residentes nas localidades periféricas.
Segundo o secretário Delorme Ramos, já foram instaladas mais de 40 caixas d’água comunitárias em várias localidades. São caixas de 5, 7, ou 10 mil litros e nove os caminhões-pipa para levar água até as comunidades.
Entre as comunidades atendidas estão Piracema 2, que recebeu três caixas de 5 mil litros; Águas Maravilhosas com quatro caixas de 5 mil; Planalto da Ajuda, com uma já instalada e outra a ser colocada nos próximos dias; Itaparica, uma caixa de 5 mil; e Aterrado do Imburo, com três caixas de 7 mil litros cada.
Outra localidade atendida com abastecimento de água foi Nova Esperança, onde a Semusp está trabalhando, há mais de cinco meses, em limpeza de ruas, colocação de brita corrida e outros benefícios. “Na Nova Esperança, comunidade com mais de 25 mil moradores, foram instaladas oito caixas d’água de cinco mil litros cada. Hoje, a Nova Esperança conta com 40 mil litros de água por dia para servir à população.”, diz Delorme Ramos.
O Lagomar, que vivenciava sérios problemas de falta de água, também está sendo atendido pela Semusp, com instalação de caixas de água. No balneário já está instalada uma caixa de 5 mil litros na Rua W3, Avenida Quissamã. Residente nesta rua, Manoel Augusto Coutinho, diz que a comunidade está satisfeita com as obras realizadas, através do Projeto Lagomar e com a instalação de caixas de água comunitárias. “As obras chegaram na hora e todos estamos satisfeitos com a prefeitura de Macaé. Hoje, o Lagomar se transforma a cada dia”, ressalta o morador.
Mas não foi só essa rua beneficiada com abastecimento de água no Lagomar. A Semusp instalou também três caixas de 5 mil litros cada, na W5; uma de 10 mil litros, n W!; outra de 10 mil litros na W12; duas de 5 mil litros na W28; duas na W22, uma de 5 mil e outra de 3 mil; uma de 5 mil litros na Rua Principal e outra de 5 mil litros na W7. Também a localidade de Engenho da Praia foi atendida com caixas comunitárias, recebendo duas de 5 mil litros.
- Macaé cresceu e a Cedae ainda não aumentou a captação e distribuição de água e em alguns locais o abastecimento até diminuiu. Então, estamos atendendo as comunidades mais carentes – conclui o secretário.