Prefeitura limpa e capina todas as ruas de Nova Esperança

14/03/2006 16:06:19 - Jornalista: Izabel Monteiro

A localidade de Nova Esperança continua recebendo a atenção da prefeitura de Macaé. Na segunda-feira, 13, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos - Semusp - iniciou a limpeza e capina das ruas da localidade. O trabalho vai facilitar o escoamento das águas pluviais quando chove mais forte na cidade.

Para realizar a limpeza de todas as ruas da localidade de Nova Esperança, a Semusp enviou ao local cerca de 20 homens, uma retroescavadeira e caminhões. Depois que as ruas são capinadas e o lixo retirado, os caminhões levam o lixo para o Aterro Sanitário. A Semusp está atendendo também a alguns moradores que solicitaram colocação de aterro em seus terrenos. Também está sendo efetuada a limpeza nos terrenos baldios.

Segundo informações do encarregado da Semusp, Sebastião de Paula Pinheiro, o secretário municipal de Serviços Públicos, Delorme Ramos, determinou que seja efetuada a limpeza em todas as ruas da localidade.

- Além de melhorar o visual das ruas e evitar acúmulo de água quando chove mais forte, com a retirada do lixo das ruas e terrenos, o bairro ficará mais livre dos mosquitos – disse Delorme Ramos.

Na terça-feira, 13, a limpeza estava sendo realizada na Rua Principal, onde está localizado o Ciep. O trabalho começa às 7 horas, com intervalo para almoço, e vai até às 17h. Se não surgirem emergências na cidade, o trabalho de capina e limpeza de ruas na localidade de Nova Esperança estará concluído em, no máximo, três semanas.

Para a moradora Maria da Graça Ramos de Souza, residente há seis anos em Nova Esperança, a limpeza das ruas é muito importante, pois vai melhorar o escoamento das águas de chuva, evitando as enchentes. “Essa limpeza está sendo ótima. Estamos satisfeitos. Só falta agora o saneamento e a água”, disse Maria da Graça.

Ação judicial ainda impede obras de infra-estrutura na comunidade

O secretário de Serviços Públicos lembrou que, por ação do Ministério Público Estadual, a prefeitura de Macaé está proibida de fazer qualquer obra de infra- estrutura na Nova Esperança, por se tratar de uma área invadida. Em 2005, mesmo impedida de fazer qualquer obra no local, a prefeitura de Macaé implantou provisoriamente no bairro uma unidade do Programa Saúde da Família.

No início de 2005, o prefeito Riverton Mussi esteve na comunidade, reunido com moradores, e as maiores reivindicações foram o saneamento e calçamento das ruas, mas o prefeito afirmou que só poderia fazer alguma coisa após decisão da Justiça. Na ocasião, o prefeito anunciou a colocação de brita com pó-de-pedra nas ruas, para amenizar a formação de lama, o que já foi feito pela Semusp. A Semusp também disponibiliza para os moradores caminhões para limpar as fossas residenciais e colocou várias caixas d’água comunitárias, para atender à população.

O prefeito está aguardando a visita do vice-governador, Luiz Paulo Conde, ao município, quando irá solicitar o apoio do governo do Estado para liberar as pendências judiciais e licenciamento ambiental em Nova Esperança e, se a solicitação for atendida, a prefeitura começará obras de infra-estrutura na localidade.

Lixo nas ruas e terrenos preocupa Semma

Em relação ao lixo espalhado pelas ruas e terrenos baldios da localidade, o sub-secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Renato, disse que a situação do lixo espalhado nas ruas e terrenos do Nova Esperança preocupa à Secretaria de Meio Ambiente.

Ele informa que foi procurado pela presidente da Associação de Moradores do Nova Holanda, bairro vizinho de Nova Esperança, que solicitou que a Semma espalhasse pelas duas localidades depósitos para a coleta seletiva de lixo, evitando que os moradores joguem o lixo nas ruas e terrenos baldios. “A solicitação – disse Carlos Renato – está sendo estudada e, se atendermos ao bairro Nova Holanda, também atenderemos à Nova Esperança”.