Prefeitura, Mangueira e Liecam estudam parceria

01/11/2006 17:00:55 - Jornalista: Janira Braga

O presidente da Estação Primeira de Mangueira, Percival Pires, conheceu nesta quarta-feira (1º) a Cidade do Samba de Macaé, acompanhado do secretário de Governo, André Braga, do presidente da Empresa Pública Municipal Macaé de Turismo (Macaé Tur), Paulo Longobardi Filho e do presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), José Carlos Antônio, o Dica. No encontro, foi discutida a possibilidade da realização de um intercâmbio cultural entre as agremiações carnavalescas de Macaé e a Mangueira.

- Queremos abrir um novo espaço de entretenimento e de cultura na cidade, com a realização de ensaios da Mangueira na Cidade do Samba de Macaé. No entanto, não é um simples projeto da Mangueira fazer apresentação em Macaé. É um projeto que traz a Mangueira para o movimento cultural da cidade para desenvolver nas comunidades a história do samba e o fomento desta cultura importante. Para isso acontecer, os detalhes administrativos e logísticos da diretoria da Mangueira, da Liecam e da Macaé Tur estão sendo conversados – afirmou André Braga.

A idéia é que a Mangueira faça ensaios na Cidade do Samba compartilhados com as escolas de samba de Macaé. Para o presidente da Macaé Tur, este intercâmbio vai fomentar a Estação Verão – projeto de entretenimento para o verão macaense. “A Mangueira é uma escola de tradição e prestígio que atrai um grande público, aquecendo o turismo. Além disso, a Mangueira vai divulgar Macaé no Rio de Janeiro culturalmente e no setor de turismo”, destacou.

O presidente da Mangueira, Percival Pires, frisou que Macaé foi escolhida pela Mangueira para desenvolver o projeto pelo apoio que o governo municipal dá ao Carnaval. “Conheci o prefeito Riverton Mussi e fiquei muito feliz quando tomei conhecimento da Cidade do Samba de Macaé. O município é o único do interior do Estado do Rio de Janeiro que possui um espaço exclusivo para o samba. Quero deixar claro que o interesse da Estação Primeira não é só vir a Macaé fazer samba, queremos fazer um intercâmbio cultural e trazer a experiência da Mangueira com programas sociais para a cidade”, disse.

Percival disse que a idéia é trabalhar em conjunto com a Liecam e a prefeitura. “Queremos fazer um trabalho sério com vistas ao Carnaval de 2007 para o Rio de Janeiro e a cidade de Macaé. Queremos fazer um movimento bem grande em parceria com a Liecam e a prefeitura dentro do intercâmbio cultural”, comentou. O presidente da Estação Primeira gostou da Cidade do Samba. “Fico feliz em ver que há interesse das autoridades em relação à cultura da cidade. As escolas de samba crescem e vão além da expectativa quando têm apoio. E quando as escolas crescem, cresce também a cultura da cidade”, comparou.

Para o presidente da Liecam, José Carlos, o Dica, a parceria entre Mangueira, Macaé e as escolas de samba divulga o Carnaval da cidade e impulsiona a manifestação cultural. “Nosso sonho era a construção da Cidade do Samba, que foi feita. E agora, com esta união, Macaé e o samba serão beneficiados”, comentou. O assessor especial da secretaria de Comunicação, Décio Braga, também participa do grupo de discussão do projeto.