A secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) continua os trabalhos de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Nesta quinta-feira (18), foi realizada a reunião da equipe que compõe a Força Tarefa no Combate a Dengue. Dentre as medidas traçadas para as próximas semanas está a realização de mutirões em diversos bairros e distritos com a parceria da Coordenadoria de Defesa Civil.
Na próxima terça-feira (23), será feito um mutirão no bairro Malvinas, onde serão realizados tratamento, orientações e aplicação dos medicamentos homeopáticos. A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, acrescenta que a equipe do laboratório estará no local coletando material das pessoas que estiverem com sintomas da doença.
A ação contará com 25 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CZ) que percorrerão as residências e comércios, identificando e eliminado criadouros, além da colocação de larvicida. O diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos, ressalta que também haverá pulverização química nos locais onde for detectado maior índice de infestação do mosquito.
A equipe do programa de Homeopatia e Práticas Integrativas também atuará no bairro. Segundo a gerente do programa, Maria Luiza Zampieri, o medicamento homeopático contra a dengue está disponível em todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF). “O medicamento pode ser utilizado por pessoas de todas a idades e não tem contra indicação”, garante, lembrando que o medicamento não é vacina, portanto, todas as medidas de prevenção devem ser mantidas.
Rogério falou ainda que os depósitos predominantes onde, normalmente, encontram-se os focos do mosquito são: pratos de vasos de plantas, tambor, garrafas pet e entulhos. “É preciso que a população colabore com o trabalho dos agentes, colocando areia nos pratinhos, mantendo os tambores bem fechados e os quintais limpos”, explica.
O trabalho continua na sexta-feira (26), no distrito serrano de Glicério. Na segunda-feira (29), a Força Tarefa atuará no Frade e, na terça-feira (30), na localidade de Trapiche.
Dengue – A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que se reproduz em água limpa e parada. Os sintomas da doença são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza. A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros.
Nunca deixe água parada em garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bacias, copinhos, tampinhas, cascas de ovos. Também não se deve deixar de tampar caixas d’água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água.