Foto: Robson Maia
Educadores da rede municipal de ensino receberam orientações especiais sobre os cuidados, sintomas e prevenção da doença
Cerca de dois mil profissionais de educação se reuniram nesta quarta-feira (5) na Cidade Universitária, na “Mobilização para Enfrentamento da Gripe A”, que ocorreu durante todo o dia com a presença do prefeito Riverton Mussi, a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, do secretário de saúde Eduardo Cardoso, e médicos.
Os educadores da rede municipal de ensino receberam orientações especiais sobre os cuidados, sintomas e prevenção da doença. O objetivo foi formar agentes multiplicadores da informação nas escolas, junto aos pais, alunos e à comunidade. Eles receberam material informativo sobre a gripe e doses do complexo homeopático dos agentes de saúde.
A mobilização levou a Secretaria de Educação a adiar o retorno das aulas do segundo semestre para o próximo dia 17 de agosto, quando os alunos retornarão às atividades escolares com toda a rede já conscientizada dos cuidados necessários para prevenir a doença. Foram entregues panfletos informativos e cartazes para serem fixados nas escolas. Os interessados em obter quantidades maiores do material poderão retirá-lo na sede da secretaria de Educação a partir desta quinta-feira (6) ou então solicitar a entrega na própria unidade.
O prefeito Riverton Mussi destacou que desde o início da proliferação da Gripe A, o município vem se preparando com ações de prevenção, informação e enfrentamento à doença. Segundo o prefeito, as medidas preventivas adotadas pelas secretarias têm como finalidade oferecer maior segurança para a população e buscar integração com a comunidade. “Nosso compromisso é com a população. Estamos fazendo uma campanha homeopática que visa minimizar os efeitos da gripe, assim como fizemos na campanha da dengue”, ressaltou.
Após a abertura do evento feita pelo prefeito e pelos secretários, a primeira palestra foi ministrada pelo médico infectologista André Faria sobre os cuidados a serem tomados para evitar o contágio com o vírus H1N1. Ele explicou também as principais formas de contágio da doença e o correto uso das máscaras e do álcool gel.
Para a educadora da rede Arlete Pereira Gomes da Silva, do Colégio Municipal Aroeira, a reunião foi extremamente produtiva, tanto para o profissional de Educação como para o cidadão. “Foi muito importante conhecer tudo sobe a doença e poder tirar nossas dúvidas. Recebemos orientações que são valiosas para nós, tanto como educadores como cidadãos”, disse ela.
Ao abrir, o encontro Marilena Garcia ressaltou o comprometimento da rede de ensino com a prevenção da doença e a integração dos setores da prefeitura na iniciativa. Ao lado do secretário de mobilidade urbana, Jorge Tavares Siqueira, ela apontou a importância de se informar e levar as informações para a população.
- A presença maciça de nossos profissionais demonstra o quanto nossa rede está mobilizada e consciente de seu papel de educador. A prevenção, o cuidado com a saúde também é uma forma de Educação. As secretarias da prefeitura se uniram também para mostrar que essa ação deve ser integrada, com a participação de todos os segmentos de nosso município. Tenho certeza que unidos seremos referência de mobilização no combate a doença, declarou.
O somatório de esforços entre os setores foi reforçado também pelo secretário de saúde Eduardo Cardoso. Ele citou a Cidade do México com exemplo de mobilização e resultados positivos no enfrentamento à doença. “Macaé tem as suas peculiaridades e temos que agir de acordo com nossa realidade. Mas acredito que adotando a mobilização conjunta conseguiremos seguir o exemplo do México”, disse ele.