Foto: Ana Chaffin
Interessados em participar da conferência podem fazer inscrição neste site a partir do dia 1º de maio
Para mobilizar a população de Macaé, a comissão preparatória da quarta Conferência Municipal da Cidade reuniu na noite desta quinta-feira (25), no auditório da sede da prefeitura, líderes comunitários, presidentes de associações e representantes de ONGs do município. A proposta do governo é incentivar o maior número de pessoas para a participação no encontro, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio, na Cidade Universitária. O objetivo é estabelecer metas que contribuam com o desenvolvimento urbano nos próximos anos.
Durante o encontro, a comissão apresentou o cronograma de reuniões que serão realizadas em todos os setores administrativos (veja lista abaixo) de Macaé. No administrativo um, a apresentação será no dia 8 de maio, às 18 horas, na Associação de Moradores da Lagoa. Os setores Administrativos dois, três, quatro, cinco e seis, além da região serrana, terão seus encontros nos dias nove, dez, 13, 14, 15 e 16 de maio, respectivamente, sempre às 18 horas. Os locais estão sendo definidos e serão comunicados aos representantes.
A quarta Conferência Municipal das Cidades tem a finalidade de sensibilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas da cidade, além de indicar prioridades de atuação ao Ministério das Cidades e avançar na construção da política e do sistema nacional de desenvolvimento urbano.
Os interessados em participar da Conferência podem fazer suas inscrições no site da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br), a partir do dia 1º de maio. O encontro está aberto para toda a população, mas quem desejar ser delegado, ou seja, ter o direito de voto, será necessário ser indicado por alguma instituição.
A ideia do Ministério das Cidades é elaborar um Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, que envolverá ações nas áreas de Habitação, Mobilidade, Saneamento, Ambiente e Urbanismo.
A comissão municipal é composta por integrantes das Secretarias de Ordem Pública; Obras e Urbanismo; Desenvolvimento Social; Mobilidade urbana; Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Planejamento; Câmara Permanente de Gestão; Esane; Câmara Municipal, além de movimentos populares, representantes de entidades sindicais, ONGs, empresários e entidades profissionais com atuação no tema de política urbana.
Conheça os setores administrativos:
Administrativo 1
Cavaleiros, Glória, São Marcos, Lagoa, Mirante da Lagoa, Imboassica, Cancela Preta, Vale Encantado, Granja dos Cavaleiros, Jardim Vitória e Novo Cavaleiros.
Administrativo 2
Riviera Fluminense, Praia Campista, Sol Y Mar, Costa do Sol, Visconde, Miramar, Novo Horizonte e Campo do Oeste.
Administrativo 3
Aroeira, Botafogo, Virgem Santa, Horto, Jardim Santo Antônio, Nova Macaé e Malvinas.
Administrativo 4
Centro, Imbetiba, Cajueiros e Alto dos Cajueiros.
Administrativo 5
Barra, Nova Esperança, Nova Holanda, Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Parque União e Fronteira.
Administrativo 6
Parque Aeroporto, Parque Atlântico, São José do Barreto, Engenho da Praia, Lagomar e Cabiúnas.
Região Serrana
Cachoeiras de Macaé, Sana, Córrego do Ouro, Glicério e Frade.