logo

Prefeitura mobiliza população para combater a dengue

27/03/2008 17:15:01 - Jornalista: genimarta Oliveira

A união de esforços tem sido uma das estratégias utilizadas pela Prefeitura de Macaé no combate à dengue. Dentro desta proposta, a secretaria Especial de Saúde (Semusa), em parceria com diversas secretarias municipais, órgãos militares e sociedade civil organizada realiza, nesta sexta-feira (28), uma Força Tarefa na luta contra a dengue, nos bairros Imbetiba e Parque Valentina Miranda. A concentração será às 8h, no Forte Marechal Hermes.

Na quinta-feira (27), o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, se reuniu com os representantes de todos os órgãos participantes para traçar as estratégias de atuação. Todos os voluntários estarão acompanhados por um agente de endemia, devidamente uniformizado e com crachá de identificação.

O secretário lembra que inicialmente a mobilização, que contará com mais de 100 pessoas, será feita nos bairros que apresentaram índices elevados de infestação de larvas do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Além da Imbetiba e Valentina Miranda, o bairro Sol e Mar, num segundo momento, também receberá uma equipe da força tarefa.

- Mais importante que a atuação do poder público no combate ao mosquito é a conscientização e mobilização da população. Apesar da infestação apresentada em alguns bairros, não temos o vírus da doença, por isso, estamos mantendo a dengue sob controle - explicou o secretário, lembrando que os cuidados para que o mosquito não nasça são fundamentais neste controle.

O trabalho realizado pelos agentes e voluntários, nesta sexta, enfatizará a prevenção, através da eliminação dos criadouros do mosquito. De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Imbetiba e no Parque Valentina Miranda, os pratos de vasos de plantas são os depósitos onde se encontra maior parte das larvas.

Uma equipe de enfermagem percorrerá os dois bairros administrando o complexo homeopático contra a dengue. O medicamento, que estará disponibilizado em 44 unidades de saúde no sábado (29), de 8h às 17h, durante a primeira edição deste ano da Campanha de Homeopatia contra a Dengue, vem sendo utilizado pelo município como uma medida complementar às ações de combate a dengue.

Apesar da doença estar controlada no município, a prefeitura de Macaé conta com um Plano Municipal de contingência para o controle da dengue, e entre as ações está a disponibilização de leitos para atendimento aos pacientes com a doença.

De acordo com o secretário de Saúde, a rede pública atualmente conta com 55 leitos preparados para este tipo de atendimento. Deste total, 15 são destinados aos pacientes pediátricos (Unidade de Emergência Pediátrica), 20 no Hospital Público Municipal da Serra e 20 na Irmandade São João Batista. “Como a doença vem atingindo altos índices em diversos municípios do estado, temos que estar preparados para qualquer eventualidade que venha acontecer”, frisou.

Em relação as notificações de casos da doença no município, Luiz da Penha lembra que vem realizando um trabalho permanente de orientação aos profissionais de saúde para que todos os casos suspeitos da doença sejam imediatamente notificados. “Primamos por uma gestão transparente, onde a qualidade de vida da população está em primeiro lugar. Temos que ter uma informação fiel para que todas as medidas sejam tomadas de forma eficiente”, completou. A secretaria de Saúde também está elaborando uma mobilização nos distritos da região serrana.

CCZ – Atualmente o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), conta com 137 agentes que atuam no combate a dengue. Além da visitas domiciliares onde realizam o tratamento e a orientação dos moradores, os agentes atuam em 350 pontos estratégicos como borracharias, empresas, ferros-velhos entre outros fazendo visitas quinzenais.

Para diminuir o índice de pendências (domicílios fechados), o CCZ fez uma mudança no horário das visitas. Os agentes também passaram a atuar no horário do almoço de 12h às 14h.

O centro conta também com os serviços de pulverização de bueiros e em casos confirmados de dengue é utilizado carro UBV (fumacê) e o aero-system nos domicílios. A equipe técnica do CCZ explica que o uso do fumacê só pode ser usado em casos específicos, pois o uso indiscriminado de inseticida causa riscos ao meio ambiente.