Com o principal objetivo de atender melhor aos estudantes de baixa renda, a prefeitura de Macaé vai mudar as regras para o Transporte Social Universitário (TSU), que hoje atende a cerca de três mil jovens. A partir do cadastramento, que começa no próximo dia 17, a equipe do TSU vai analisar uma série de critérios para o ingresso de novos estudantes no programa. “Quem já faz parte do TSU continua, nos mesmos moldes de antes. As mudanças valem para quem ingressar agora”, explica o coordenador do programa, Mauro Maia.
As mudanças no ingresso de novos estudantes no transporte universitário foram determinadas pelo prefeito Riverton Mussi, que quer dar atender melhor as famílias mais carentes. Para se habilitar a uma vaga no programa, o estudante tem que apresentar comprovante de renda familiar (pai, mãe ou responsável).
“Daremos prioridade a quem tiver a menor renda. Quem não apresentar o comprovante será, automaticamente, deixado de fora do processo seletivo”, explica Mauro Maia. Para se candidatar ao programa, o candidato deve morar há pelo menos dois anos no município.
Para quem estiver matriculado em universidade particular, o TSU vai atender prioritariamente aos candidatos de cursos que não são oferecidos pelas quatro instituições de Macaé. Os cursos são Administração, Direito, Educação Física, Fisioterapia, Planejamento Ambiental, Petróleo e Gás, Recursos Humanos, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade), Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, Normal Superior e Pedagogia e Letras.
Para quem está matriculado em universidades públicas, não há restrições de cursos. “Essa medida tem como objetivo estimular o jovem a fazer sua faculdade em Macaé, já que a prefeitura está investindo bastante neste setor, construindo o Complexo Universitário”, esclarece Mauro Maia.
O cadastramento para os novos alunos vai até o dia 15 de agosto, na sede do TSU, que funciona na Secretaria de Educação (Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro). Para se candidatar a uma das vagas, o estudante deve apresentar uma foto três por quatro, cópia da identidade, CPF, comprovante de renda familiar, comprovante de residência, comprovante de matrícula e título de eleitor. Hoje, o TSU oferece ônibus em 77 linhas, distribuídas em 14 setores.