Foto: Rui Porto Filho
Ações são intensificadas e todos devem colaborar
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, participou nesta quinta-feira (17), da reunião do Gabinete de Atenção e Combate ao Aedes aegypti. Ele ressaltou a preocupação com as doenças transmitidas pelo mosquito e suas consequências. "Não podemos deixar as pessoas terem dengue e as crianças nascerem com microcefalia. Temos que convencer e alertar a população para que eliminem os criadouros, e desta forma, os mosquitos não nasçam", alertou.
Ele frisou, ainda, que as ações de combate ao Aedes requerem empenho e engajamento de todas as secretarias e entidades da sociedade civil organizada. "Por mais que o poder público faça sua parte, não dará conta sozinho", disse, acrescentado que será intensificado o trabalho de limpeza em terrenos baldios.
O secretário de Saúde, Pedro Reis, falou do trabalho intersetorial realizado nos bairros, com orientação dos moradores, eliminação de criadouros, tratamento de canais com uso de larvicida, pulverização com carro fumacê e recolhimento de materiais inservíveis que os moradores estão retirando de suas casas.
O trabalho continua nesta sexta-feira (18) e segunda-feira (21), no Parque Aeroporto. A atuação dos agentes de endemias e comunitários de saúde, entre os dias 21 e 23, será na Ajuda de Baixo. Já o recolhimento dos objetos que podem acumular água e servir de criadouro acontece na terça (22) e quarta-feira (23). O carro de som passará avisando aos moradores.
O recolhimento de materiais sem utilização também está sendo feito em diversos órgãos da administração municipal. Durante a reunião, o secretário confirmou que estão sendo investigados casos de zika em gestantes. "Sete gestantes apresentaram manchas vermelhas na pele. O material foi colhido e encaminhado para o laboratório do Estado. Duas crianças nasceram com microcefalia e está sendo analisada a ligação com o zika vírus", pontuou Pedro Reis.
Em Macaé, foram notificados 1.070 casos de dengue em 2015 - 900 confirmados. Em 2014, foram registradas 48 confirmações.
Dando prosseguimento às ações de capacitação de multiplicadores para o combate ao Aedes aegypti, será realizada neste sábado (19), no Cajueiros, na sede da Princesinha do Atlântico, encontro da equipe do Centro de Controle de Zoonoses com a comunidade e na segunda-feira (21) às 10 horas, no Macaé Centro, reunião com membros das guardas sênior e mirim, Nova Vida, terceira idade e líderes comunitários.
Na terça-feira (22) haverá uma reunião com representantes de imobiliárias da cidade. O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Welberth Rezende, também confirmou o encontro com membros de grupos de escoteiros, igrejas evangélicas e colônias de pescadores, no dia 28, às 18h, na sede da antiga Câmara Municipal, no Centro.
Participaram da reunião as Secretarias de Gestão, Ambiente, Serviços Públicos, Comunicação e Ouvidoria.