logo

Prefeitura oferece aperfeiçoamento em hotelaria marítima

06/09/2006 17:58:13 - Jornalista: Marilene Carvalho

Todos os trabalhadores de hotelaria do setor offshore terão que obter certificação em hotelaria para continuar exercendo as suas funções a bordo das plataformas. A nova regra é uma exigência contratual da Petrobras, visando aprimorar o atendimento hoteleiro na Bacia de Campos. Em vista disso, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) desenvolveu o Projeto Hotelaria Incubadora Escola, em parceria com o Senac Rio.

Nesta quarta-feira, dia 06, representantes da Petrobras e das empresas parceiras tiveram a oportunidade de comprovar o resultado do projeto, participando de um almoço oferecido pela Semtre, no Restaurante Escola da Incubadora de Cooperativas, onde é realizado o Curso de Aperfeiçoamento de Ajudante de Cozinha.

A qualificação profissional na área de hotelaria foi estabelecida no diagnóstico feito pelo Promimp. “A Petrobras apóia o projeto porque além de investir em trabalho e renda para a população, incentiva a inclusão social e a melhoria da qualidade dos serviços de hotelaria marítima. Mediante este almoço, que é um produto do curso de aperfeiçoamento, a Petrobras atesta o alinhamento do projeto às diretrizes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ao que foi planejado”, disse William Oliveira, representante da Unidade de Negócios Bacia de Campos.

- A hotelaria é um setor que vem se expandindo muito rapidamente em Macaé -, observa o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, ressaltando que participar do momento de certificação é muito importante porque demonstra o comprometimento do poder público com a qualificação dos trabalhadores atuantes no município. “A infra-estrutura oferecida no Restaurante Escola tem capacidade de atender a toda demanda de cursos desse ramo”, assegurou Bogado. “O Restaurante Escola é uma referência nacional na área de educação em hotelaria”, reforçou a gerente da Incubadora de Cooperativas, Aline Azeredo.

O Senac é responsável pela administração do curso de aperfeiçoamento que se estende às funções de chefe de cozinha, padeiro, saloneiro e taifeiro. O curso certificou a segunda turma nesta semana. As aulas têm duração de oito horas diárias e acontecem três vezes por semana. O projeto tem gestão compartilhada pela Incubadora de Cooperativas de Macaé, Petrobras, Senac, e as empresas parceiras Cis Brasil, DE Nadai, Puras, Marfood, Dall e Johnson Diversey.

- A certificação dos trabalhadores em hotelaria se dará de forma contínua, e mesmo as turmas que passaram pelo curso deverão se reciclar em uma nova etapa -, explicou o gerente da Cis Brasil, Alexandre Rocha. “A educação é a única forma de transformação pacífica”. Baseado nesse lema, o gerente do Senac Rio – Região Norte, Alex Mazullo, explicou que a função do Senac é transformar pessoas e que a participação no Projeto Hotelaria vem afirmar este papel da instituição na sociedade.