Visando a melhoria constante da qualidade de vida da população a prefeitura de Macaé desenvolve políticas focadas no social. Neste sentido, a secretaria Especial de Saúde intervém com projetos que oferecem bons resultados como os programas elaborados pela Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan).
Dentre as alternativas para o enfrentamento da desnutrição a secretaria conta com o Programa de Nutrição Alternativa que consiste na preparação e distribuição de um complemento alimentar produzido na Catan. A preparação é feita dentro das normas técnicas, num espaço composto por equipamentos e utensílios de uma cozinha industrial.
A coordenadora da Catan, Débora Pessanha, explica que o complemento alimentar é feito à base de farelo de cereais, visando enriquecer a dieta normal. O programa atende crianças maiores de um ano, gestantes, adultos e idosos. Atualmente, a Catan distribui por mês mais de mil embalagens do complemento alimentar. Débora lembra que além do complemento, os usuários são acompanhados por uma equipe multiprofissional que compõem a rede municipal de saúde.
O complemento alimentar, a base de farelo de cereais, ajuda a prevenir carências nutricionais, é altamente nutritivo rico em fibras, minerais, vitaminas e outros nutrientes vitais para a manutenção e/ou recuperação da saúde.
A população conta ainda com outros projetos na área de nutrição desenvolvidos pela secretaria de Saúde como o Programa Municipal do Leite que atende crianças de zero a quatro anos, e o Programa de Suplementação Alimentar para gestantes implantado com o objetivo de auxiliar a recuperação da condição das gestantes com ganho de peso gestacional insuficiente.