logo

Prefeitura oferece Teste do Pezinho em três unidades de saúde

10/01/2023 10:20:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A medida tem como objetivo facilitar o acesso da população ao serviço.

Importante para identificar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística, doenças falciformes, hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue), o Teste do Pezinho, destinado aos bebês nos primeiros dias de vida, é oferecido pela Secretaria de Saúde de Macaé, em duas unidades na sede do município e uma na região serrana. A medida tem como objetivo facilitar o acesso da população ao serviço.

A Triagem Neonatal Biológica (TNB), ou Teste do Pezinho é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, em bebês. São realizados em média 180 testes por mês.

Segundo a gerente da Vigilância em Saúde, Elenice Sales, o período recomendado para fazer o teste é de zero a 28 dias de vida, sendo ideal na primeira semana de vida. "Quanto antes o teste for feito, e a doença detectada, mais precocemente pode ser tratada, evitando as sequelas e até mesmo a morte", garante, acrescentando que o exame consiste na coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê.

Para realizar o exame, o responsável deverá apresentar os seguintes documentos: cartão de vacinação da criança, comprovante de residência em Macaé, certidão de nascimento ou declaração de nascido vivo e telefone para contato. O teste do pezinho só é realizado em bebês nascidos em Macaé.

Teste do Pezinho
Doenças detectadas pelo teste: Deficiência de Biotinidase (DB), Doenças Falciformes (DF) e outras Hemoglobinopatias, Fenilcetonúria (PKU), Fibrose Cística (FC), Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) ou Hiperplasia Congênita da Supra-Renal e Hipotireoidismo Congênito (HC).

Unidades para atendimento

UBS Barramares:

Coleta de segunda a sexta, das 7h às 18h (a partir do dia 16)

Endereço: Rua Raul Seixas, S/N, São José do Barreto.

Casa da Criança:
Coleta de segunda a sexta, das 7h às 18h.

Endereço: Rua Dr. Télio Barreto 316, Centro - Sala 103.

Região Serrana: Estratégia de Saúde da Família, no Trapiche. A coleta é realizada mediante agendamento direto na unidade de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Endereço: Rua Comandante Gerson, S/N.