Prefeitura orienta pescadores sobre saúde bucal

16/03/2023 15:42:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (16), no Paço Municipal

A Coordenadoria Especial Odontológica/Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Pesca, promoveu palestra sobre Saúde Bucal, nesta quinta-feira (16), no auditório do Paço (sede da prefeitura), no Centro da cidade. A saúde começa pela boca e o cuidado com a higiene oral foram temas da palestra. O evento reuniu 300 pescadores participantes do Defeso e familiares.

Eles receberam um kit de higiene com escova, fio e creme dentais e conheceram de perto como funciona a boca na mesa clínica exposta na entrada do evento. A coordenadora de Odontopediatria, Carla Bittencourt, falou sobre como ocorre a cárie, por que devemos cuidar dos dentes, como prevenir doenças bucais com a correta escovação, uso do fio dental, a troca de escova e a quantidade ideal do creme dental, entre outras atitudes para a saúde bucal.

Ela destacou, ainda, as possíveis doenças oriundas, principalmente, da falta de higiene bucal como gengivite, periodontite e outras que podem comprometer a perda de dentes, alterar a mastigação e até a fala, além de provocar dor, sensibilidade, sangramento e lesões. Segundo a coordenadora, os sinais que aparecem na boca precisam ser investigados por um profissional e podem ser indícios de câncer bucal que acomete lábios, gengiva, bochechas, céu da boca, bordas e embaixo da língua.

“O autoexame é fundamental em caso de lesão na boca. Se passar de sete a 15 dias e não melhorar deve procurar um dentista para avaliação”, explicou Carla. Ela disse, também, que os pescadores e familiares contam, em Macaé, com o serviço de Odontologia na Colônia de Pescadores. “Além disso, há especialidades de livre demanda no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que não precisam de marcação, como Estomatologia, que trata as lesões bucais, entre outras”, disse.

Carla informou que o município conta com 53 unidades de Odontologia com serviços totalmente gratuitos para toda a população como endodontia (canal), prótese, dentística, periodontia, pediatria, cirurgias e atendimento às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. A Coordenadoria também oferece o trabalho da Odontologia Coletiva com o Programa Saúde na Escola e recebeu, esta semana, o Consultório Móvel que atenderá os pacientes nos locais de difícil acesso onde não há unidade de saúde.

O pescador Orlando Batista, 54 anos, presente ao evento, disse que sempre tem afta na língua. “Eu não sabia que poderia ver isto com um dentista. Vou marcar”, disse. Márcia Souza, 47, esposa de pescador, contou que tem perdido dentes nos últimos meses, mas não procurou dentista porque tem medo. “Agora eu vou. Foi bom vir aqui hoje (na palestra)”, afirmou. “Não precisa ter medo de dentista porque, quando necessário, utilizamos sedação eficaz no tratamento”, observou Carla.

Atendimento – A população pode agendar atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, pelos seguintes telefones: (22) 2762.0539, 2772.0040 ou 2772.0235. O endereço é Rua Velho Campos, 566, no Centro.


Fotos Relacionadas