logo

Prefeitura orienta população sobre prioridade da aplicação da vacina contra febre amarela

18/01/2008 11:04:18 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria Especial de Saúde de Macaé alerta a população de que as vacinas contra a febre amarela no posto de saúde Dr. Jorge Caldas são destinadas exclusivamente às pessoas forem viajar para as áreas de risco. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo secretário de Saúde, Luiz da Penha, após receber determinação da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, informado que a prioridade das vacinas disponíveis em todo país é para os estados onde já foram confirmados casos da doença.

- Não é preciso que as pessoas entrem em pânico e lotem a unidade à procura do medicamento, pois não há registro de casos suspeitos no estado do Rio de Janeiro. É importante de todos se conscientizem. A nossa preocupação é de que as pessoas que realmente forem viajar para as áreas de risco não fiquem sem a vacina, frisou.

No auditório da unidade, o secretário orientou a população sobre a necessidade ou não de ser imunizado. “Algumas pessoas, entendendo a nossa preocupação de atender realmente quem precisa ser vacinado, foram embora tranqüilas e conscientes do exercício de sua cidadania”, disse.

Outro fator destacado pelo secretário são as contra-indicações para o uso da vacina, que não deve ser aplicada em gestantes, pessoas com HIV positivo, com câncer, febre, baixa imunidade, o que já tem feito uso da vacina há menos de 10 anos. A equipe da coordenação de Saúde Coletiva também estava distribuindo folhetos explicativos sobre a doença e as áreas de risco.

O aposentado Severino Silva que vai viajar para a cidade de Quirinópolis, interior de Goiás, procurou o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas na manhã desta quinta-feira. “Vim tomar minha vacina com antecedência como fui orientado, já que estou com viagem marcada para o Carnaval numa área considerada de risco”, falou.

Em apenas uma semana, a secretaria de Saúde recebeu o reforço de três mil doses da vacina. A vacina deve ser tomada 10 dias antes da viagem e é válida por 10 anos, por isso quem tomou a vacina neste período não deve repetir a dose. Deve tomar a vacina quem vai para as regiões Norte e Centro-oeste do país, e para algumas cidades dos estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Apenas devem tomar esta vacina os viajantes que estão se dirigindo para estas regiões de risco”, reforçou o secretário.

Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, vômito, dores no corpo e icterícia, quando os olhos e a pele ficam amarelados - por isso o nome febre amarela.