O curso de Formação Continuada promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, e ministrado, na terça-feira (24), para mais de 140 professores-orientadores da rede municipal de ensino teve como um dos temas a “Importância da Alimentação Escolar e Saudável”. A intenção foi fornecer orientações aos profissionais quanto ao trabalho que será desenvolvido em relação aos cardápios das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
O objetivo destes encontros é levar vivências positivas e reflexão sobre as ações que visam qualidade da alimentação e diminuição do desperdício. Esta é uma forma de destacar subsídios e estratégias pedagógicas para enriquecer o cardápio dos estudantes, não só nas unidades escolares, mas também em suas casas. A proposta é ampliar a prática de combate ao desperdício da merenda, não apenas na Semana de Alimentação Escolar, que acontece no mês de maio, mas durante o ano letivo.
Durante a programação, o modelo do projeto adotado pela Escola Municipal Jacyra Tavares Duval foi apresentado. Na ocasião, a equipe pedagógica da unidade destacou informações e compartilhou experiências sobre a temática “combate ao desperdício de alimentos”. Para isso, a ação executada junto aos estudantes da unidade de ensino, no decorrer de 2011, foi foco central da palestra ministrada pelas profissionais da escola: a professora-orientadora Francieni Rubis Pereira e a professora do laboratório de informática Cláudia da Silva Fernandes.
Na apresentação foram usados vídeos, fotos, além dos relatos de vivências práticas e do planejamento com estratégias realizadas com cerca de 400 alunos da unidade: “Ficamos satisfeitas com os resultados obtidos com o trabalho. Diante da programação, realizada a partir da Semana Mundial de Alimentação, registramos os alunos, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental, envolvidos em um trabalho interdisciplinar que foi além das salas de aula. Nas filas, em direção ao momento da merenda, todos os professores relembravam a questão da alimentação saudável e do combate ao desperdício. Perceber também a sensibilização dos alunos com pesquisas, debates e reflexões através de apresentação de vídeos sobre assuntos como “A fome mundial””, disse a professora Francieni Rubis.
Além da palestra, os participantes receberam manual da Semana de Alimentação Escolar, kit´s educativos como CD´s com sugestões de atividades e boletim sobre Alimentação Saudável. Entusiasmada, a professora-orientadora Rosilene dos Santos contou que está planejando as atividades que serão desenvolvidas na Escola Municipal Onilda Maria da Costa: “Contamos com cerca de 600 estudantes e a mobilização quanto aos alimentos saudáveis e dicas contra o desperdício vão fazer parte do planejamento das turmas”, contou.
A Semana de Alimentação Escolar acontecerá em todas as escolas municipais dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, entre os dias 14 e 18 de maio, em cumprimento a Lei 12.230 de 13 de janeiro de 2006.
Para a Coordenadora de Nutrição Escolar, Dina Reis, este será um momento importante para os estudantes saberem mais sobre a importância de um cardápio nutritivo e o combate ao desperdício: “O projeto é tão positivo que os alunos repassam aos pais e responsáveis o que aprende na escola sobre a qualidade dos alimentos e a questão de não deixar comida nos pratos”, concluiu, lembrando que haverá parceria entre as equipes de Nutrição Escolar e Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente para abordar o assunto durante as feiras de ciências das unidades e também no “Pequenos e Grandes Cientistas”, previsto para acontecer no mês de agosto.