A prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta quarta-feira, dia 13 de abril, no Ipiranga Futebol Clube, no centro da cidade, o pagamento do Programa Bolsa-Escola, a 2.225 famílias cadastradas, referentes a 3.390 alunos matriculados nas escolas do município. O pagamento acontece de 8 às 16 horas e só termina na sexta-feira. Desde cedo, a quadra coberta do Ipiranga está cheia, com muitas mães aguardando o pagamento de seu benefício.
Segundo informações do coordenador do Programa Bolsa-Escola, o pagamento é referente à contrapartida do município no Programa, no valor de 15,00 por aluno por mês. Este é o primeiro pagamento deste ano, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, já que a prefeitura de Macaé realiza o pagamento trimestralmente. Cada família cadastrada está recebendo R$ 45,00. O pagamento é feito em dinheiro, pela Caixa Econômica, que colocou terminais no Ipiranga para efetuar esse pagamento.
As famílias beneficiadas foram cadastradas em 2001 pelo governo federal. O programa tem verbas federais, com contrapartida das prefeituras. O Bolsa-Escola cadastra crianças de 6 a 15 anos que estejam matriculadas nas escolas, repassando às famílias o benefício. O governo federal paga mensalmente aos cadastrados no Programa e a prefeitura trimestralmente. Tão logo completem 15 anos, as crianças são cortadas do Programa, por determinação do governo federal.
Segundo Amoacir Sodré Batista, a partir de maio a prefeitura vai realizar um recadastramento para atualizar os dados e, logo em seguida, novo cadastramento para incluir mais famílias no Programa. “A prefeitura efetua o pagamento trimestralmente e esse é o primeiro deste ano, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março. O próximo será efetuado no início de julho. O pagamento vai até sexta-feira, dia 15 de abril, e estamos convocando as famílias cadastradas que venham receber sua parcela”, disse Amoacir.
Para a secretária municipal de Educação, Milmar Madureira, o Programa representa um benefício para as famílias cadastradas. “Hoje, atendemos a mais de duas mil famílias e o município vai efetuar novo cadastramento logo, para que novas crianças possam ser incluídas”, disse a secretária.