logo

Prefeitura participa de encontro sobre propriedade intelectual

26/06/2006 15:24:44 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para discutir questões referentes ao desenvolvimento tecnológico, ligadas à propriedade intelectual e comercialização de tecnologia, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, participou de encontro, promovido pela IX Repict (Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia). O evento aconteceu entre os dias 19 e 21 de junho, na sala de convenções do Hotel Othon (Copacabana - Rio de Janeiro), reunindo cerca de 100 pessoas ligadas a instituições científicas e tecnológicas do país.

Os palestrantes, vinculados ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), UFRJ, Petrobras, Fiocruz e Ministério da Ciência e Tecnologia, trataram também sobre a Lei de Inovação, sancionada em 2004. Esta refere-se à competitividade das empresas e ao desenvolvimento econômico do país.

Segundo Guilherme Jordan, a propriedade intelectual é a valorização do resultado das pesquisas realizadas pelos ICTs (Institutos Científicos e Tecnológicos). “É uma forma de proteger as invenções”, assegura, esclarecendo que o encontro discutiu marcas, patentes, transferência de tecnologia, software, direito autoral e nome de domínio.

- Os encontros anuais promovidos pela Repict são importantes para discutir o valor da propriedade intelectual e também sua regulamentação -, disse o secretário. Ele acrescentou que o INPI deve estar ligado às instituições de ensino de onde, na maioria das vezes, saem os inventos, através de iniciativas de pesquisa e desenvolvimento.

Jordan disse ainda que em Macaé, onde há cerca de duas mil empresas ligadas à indústria do petróleo, estes conceitos devem ser desenvolvidos, garantindo, para o futuro, parcerias de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). “Estas parcerias contribuirão significativamente para o desenvolvimento sustentável da região”, finalizou.