logo

Prefeitura participa de passagem do comando do 32º Batalhão de Polícia Militar

31/10/2024 19:06:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Rui Porto Filho

Prefeito Welberth Rezende e vice-prefeito Célio Chapeta prestigiam solenidade

O 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), vinculado ao 6º Comando de Policiamento de Área (6º CPA) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realizou nesta quinta-feira (31) a passagem de Comando do batalhão. O prefeito Welberth Rezende, o vice-prefeito Célio Chapeta e o presidente da Câmara, Cesinha, participaram da solenidade.

- Há uns anos, falei com o governador sobre a necessidade de melhoria da segurança pública em Macaé, cidade referência em desenvolvimento econômico no Estado. O trabalho foi feito e com atuação das Polícias Militar, Civil, Federal, Ministério Público Estadual, vimos o número da violência despencar trazendo sensação de segurança. Estamos no melhor momento da segurança pública da cidade nos quatro indicadores, com queda nos índices de homicídio, roubo de carga, assalto a transeunte e roubo de veículos. Temos uma marca histórica de prisão em flagrante e melhor série histórica de apreensão de entorpecentes. Em nome do município, agradeço o legado e a dedicação de vocês - destacou o prefeito.

Dentro do cerimonial, Welberth fez a entrega de um quadro para o coronel Marcelo Amorim Arêdes, que passou o cargo depois de cerca de dois anos à frente da unidade, sendo substituído pelo coronel Olavo Otávio Ramos.

- Welberth sempre ajudou a Polícia Militar, construiu o Batalhão de Operações com Cães (BAC), grande força operacional para a região Norte, Noroeste e dos Lagos, dá todo o suporte ao Proeis. Agradeço a parceria e a interação - atestou Arêdes, citando o Programa Estadual de Integração na Segurança.

- É muito importante os índices baixos de criminalidade em Macaé e o trabalho será para manter e sempre reduzir os indicadores - pontuou o novo comandante, coronel Olavo Otávio Ramos.

Olavo Otávio Ramos era comandante do 20º BPM de Mesquita desde abril de 2024. Coronel Olavo já comandou o 36º BPM de Santo Antônio de Pádua e faz parte da mesma turma de formação de oficiais do coronel Arêdes.

- Gostaria de agradecer a parceria com os prefeitos, sem isso meu comando não seria de tanto sucesso - disse Arêdes, citando o nome do prefeito Welberth e dos outros prefeitos da área de atuação do Batalhão.

O agora ex-comandante informou que em setembro deste ano não houve homicídio nos seis municípios de abrangência da unidade e apresentou outros resultados. “O trabalho da equipe fez com que o batalhão atingisse índices históricos de redução da criminalidade, e o alcance da meta nos três primeiros lugares, por três semestres consecutivos”, expressou.

Além do 32º BPM ter atingido os menores números de roubo de carga, roubo de rua, letalidade violenta e roubo de veículos desde o primeiro registro oficial do batalhão em 2003, a unidade conquistou a premiação de um dos três melhores batalhões do estado no Sistema de Metas de Segurança Pública, figurando entre os três primeiros colocados por três semestres consecutivos no ranking dos batalhões que mais reduziram a criminalidade no Estado.

Solenidade conta com 6º Comando de Policiamento de Área

O Comandante do 6º Comando de Policiamento de Área, o coronel PM André Luis da Silveira Santos, autoridade maior, presidiu a solenidade de passagem de comando.

- Não meçam esforços para continuar o bom legado e deixar as boas marcas, persigam as metas e em especial deem atenção ao povo ordeiro – enumerou Silveira.

A saída de Arêdes do 32º BPM marca sua transferência para o 6º Comando de Policiamento de Área, onde ele atuará como chefe do Estado-Maior ao lado do comandante coronel André Silveira.

A cerimônia começou com apresentação da tropa realizada pelo primeiro tenente PM Queiroz, comandante da tropa formada. Em seguida, o hino nacional foi proclamado, houve os agradecimentos e feita a leitura dos atos oficiais. O encerramento foi realizado pelo primeiro tenente Queiroz com a tropa formada.

Participaram da solenidade prefeitos de cidades onde o Batalhão atua, autoridades militares, judiciais e outros civis.