logo

Prefeitura participa de Seminário da Secretaria estadual de Trabalho e Emprego

18/03/2008 17:30:50 - Jornalista: Marcia Pereira

Macaé participou do Seminário PPO, Programa Primeira Oportunidade, realizado segunda-feira (17) no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. O evento, que contou com a presença do secretário estadual do Trabalho Alcebíades Sabino e um representante do Ministério do Trabalho e Emprego, reuniu diversas autoridades municipais. Representando a prefeitura de Macaé, estava o secretário executivo de Trabalho e Renda, Robério Fernandes. Os realizadores do seminário Programa Primeira Oportunidade foram a Secretaria de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Mudes.

Os principais temas discutidos durante todo o dia abordaram as dificuldades encontradas pelos jovens para ingressar no mercado de trabalho, e quais as soluções a serem implantadas para a inclusão dessa grande massa de desempregados no país, com faixa etária dos 18 aos 24 anos.

- Mais uma vez a prefeitura de Macaé mostrou sensibilidade, porque aqui já existem os projetos Macaé Primeiro Emprego e Macaé sem Fronteiras”- explicou o secretário Robério - que reúnem, desde 2006, nestes programas de capacitação um total de 3.400 jovens, que se tornaram aptos a ingressar no mercado por já terem uma profissão provisória. O objetivo do PPO é justamente fornecer assessoria técnica para as prefeituras desenvolverem projetos do gênero para estudantes do ensino médio.

“Se o Brasil voltar a crescer dentro das expectativas, nós não vamos ter mão de obra suficiente e vai faltar trabalhador qualificado”, ressaltou Alcebíades Sabino, lembrando que a maior parte dos investimentos do governo estadual está sendo canalizada para o sul fluminense, mostrando que esse é um dos fatores que contribuem para o crescimento desigual do Estado do Rio.


Ficou claro que a prioridade da Setrab/RJ é a inserção de jovens no mercado e, para sanar essa deficiência, é que está sendo implantado o PPO, que também tem como uma de suas metas aproximar o serviço público com a oferta de estágio para jovens de nível médio, que pode trazer novas oportunidades para as duas partes. Em cinco anos, todos os postos do Sine deverão ser municipalizados, deixando o papel da secretaria estadual para as áreas de gestão, assessoria, encaminhamento. Nos próximos sete anos, os investimentos em economia e obras em todo o Estado do Rio devem beirar o montante de 90 bilhões de dólares, e haverá grande absorção de mão de obra qualificada.

O coordenador geral de preparação e intermediação de mão de obra juvenil do Ministério do Trabalho e Emprego, Sidne Butka, informou que trabalhou neste projeto durante todo o semestre passado e, ainda em 2008, o ministério estará contratando aprendizes, estagiários e deficientes físicos, além de mobilizar investimentos no valor de R$ 16.885.846,50 para a qualificação de jovens entre 16 e 24 anos.
Encerrado o seminário, ficou estabelecido que deve haver uma adesão das prefeituras ao PPO, e em breve receberão material explicativo para a efetivação do projeto.





]