Foto: Divulgação Petrobras
Simulado de derramamento de óleo nas praias da cidade
Equipes da Prefeitura de Macaé participaram do simulado de derramamento de óleo que a Petrobras realizou, na quinta-feira (5). O exercício teve como objetivo preparar diversos órgãos para agir em caso real de derramamento de óleo nas praias da cidade. Cerca de 540 pessoas participaram da atividade, entre elas, pescadores dessas regiões.
Esse tipo de treinamento está previsto no Plano de Emergência para Vazamento de Óleo da Bacia de Campos firmado pela Petrobras com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O simulado teve como cenário o vazamento de 24,5 mil metros cúbicos de petróleo após o abalroamento de uma embarcação de apoio na plataforma P-38, provocando abertura no casco da unidade. Na simulação, após a contenção e recolhimento em alto-mar, 160 metros cúbicos de petróleo atingiram o litoral. O exercício incluiu atividades de limpeza da Praia da Barra em Macaé, próximo à foz do Rio Macaé.
A Secretaria Municipal de Ambiente participou do simulado com profissionais da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas & Território, criada com o objetivo de aperfeiçoar os serviços e aperfeiçoar os recursos disponíveis e promover melhoria no atendimento às demandas ambientais do município e que tem sua base de operações na Lagoa de Imboassica. De acordo com o secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg Barreto, a proposta do simulado é preparar as equipes de atendimento para agir em caso verídico desta ocorrência ambiental. “Além disto, os profissionais que participarão do treinamento poderão aprimorar os seus conhecimentos de segurança e exercitar, na prática, tudo aquilo que foi aprendido nos cursos teóricos”, ressaltou o secretário.
Também foi feita simulação de socorro a animais, representados por bonecos, atingidos pelo petróleo. No exercício, os animais foram levados para um centro de reabilitação de animais oleados. “Estamos desenvolvendo um projeto para termos uma base de apoio para instalação da infraestrutura de recepção e tratamento inicial de animais marinhos vítimas do derrame de óleo, a fim de contribuir de maneira efetiva na ação de interesse coletivo. Essa parceria se apresenta como início de uma relação e troca de informações, conhecimentos e técnicas para maior qualificação da equipe da Biodiversidade para atuação neste segmento”, explicou Sávio Magaldi, responsável pelo setor.
Além da participação no simulado, o governo municipal tem executado uma série de atividades visando à aproximação das partes e o alinhamento das ações e procedimentos, além da troca de conhecimento, ampliando a qualidade das ações da secretaria de Ambiente, implementando a interlocução destas partes e buscando a sinergia no atendimento às necessidades da população.
Todos os trabalhos foram coordenados pela área de Controle de Contingência da Petrobras. Os profissionais contaram com o apoio do Centro de Defesa Ambiental da Bacia de Campos, da Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes e outros órgãos da Prefeitura de Macaé como a Defesa Civil e a Guarda Ambiental. Ao todo, a Petrobras mobilizou no exercício 16 embarcações de recolhimento de óleo, 10 barcos de apoio, dois helicópteros e uma carreta para o transporte de equipamentos. Na equipe, estiveram presentes 24 agentes ambientais e 11 especialistas em recuperação de animais atingidos pelo petróleo.