A Prefeitura de Macaé participou com expressividade do tradicional desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil neste Sete de Setembro. A 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola) do Forte Marechal Hermes foi a responsável pela organização do evento, que reuniu instituições civis e militares para a comemoração dos 201 anos de Independência do Brasil. O prefeito em exercício, Célio Chapeta, acompanhou o desfile ao lado das autoridades militares.
- Esse é um momento em que devemos celebrar o nosso país, exaltar os nossos símbolos pátrios, os hinos de nossa identidade nacional e enaltecer nossa democracia – afirmou o prefeito em exercício, Célio Chapeta.
- Demonstrar o amor à pátria, o civismo neste aniversário da Independência do Brasil, a data máxima do nosso país, é muito importante – disse o comandante da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola) do Forte Marechal Hermes, Capitão Diego Rocha Miranda.
A guarda sênior Irahy Pereira Alves, de 87 anos, participou do desfile, que é tradicional na cidade. “Adorei o desfile, é sempre bom reforçar nosso compromisso com o país”, salientou.
Os escoteiros Luíza Iglesias e Vitor Iglesias estiveram no ato cívico. “Desde pequenos, estudamos a importância da soberania do nosso país”, frisaram os representantes do Grupo Escoteiro José Passos de Souza Júnior.
A programação foi realizada na Avenida Elias Agostinho, Imbetiba, com concentração às 8h30 e início às 9h30 com veículos e tropas de diversas organizações civis e militares. A cerimônia contou com dispositivo pronto às 9 horas e revista da tropa às 9h20.
A Defesa Civil atuou com veículos Pick-ups e Voyages Patrulheiros. Equipados com sirenes, giroflex e rádio comunicadores, a instituição desfilou com cinco viaturas e dez agentes. “Esse é um momento que mostra a soberania nacional, o Brasil como nação independente. A Defesa Civil fica muito honrada em fazer parte deste momento que simboliza uma grande importância para toda a nação”, expressou o Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio.
De acordo com o secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira, a presença da Guarda Municipal no desfile é um reflexo do comprometimento das autoridades locais com a celebração e o evento para a comunidade. “A participação da Guarda fortalece os laços entre a instituição e a sociedade, demonstrando que eles estão ativamente envolvidos em eventos cívicos. Isso não apenas reforça a segurança e o controle durante o desfile, mas também promove um senso de pertencimento e cooperação, contribuindo para a união e o orgulho cívico da comunidade local”, pontuou o secretário.
Secretaria de Ordem Pública leva Guarda Mirim, Sênior, Maria da Penha, GAOP e outras guarnições
A Secretaria de Ordem Pública participou com 50 guardas municipais e ambientais; 70 guardas mirins e 80 integrantes da Guarda Sênior.
“É muito importante para nós da Guarda Municipal nos apresentarmos para os cidadãos macaenses, que sempre nos prestigiam e apoiam, não só nos desfiles cívicos bem como no dia a dia”, enalteceu o Comandante da Guarda Municipal, Alcino Claudino Junior.
A Guarda Municipal teve um graduado comandando o desfile, que contou com a participação de algumas guarnições: Guarda - bandeira, Banda Patrulhamento Comunitário, Maria da Penha, GAOP, Guarda Ambiental, Guarda Sênior e Guarda Mirim com as respectivas viaturas.
Corporações musicais mostram identidade com elementos artísticos-culturais
Da rede municipal de educação, participaram as corporações musicais Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna; Colégio Municipal Jacyra Tavares Duval; Colégio Municipal Maria Izabel Damasceno Simão e Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim.
A secretária de Educação, Leandra Lopes, mencionou que por meio das bandas, os discentes desenvolvem habilidades com reflexo em aspectos como melhoria da memória e coordenação motora. “Hoje celebramos a Independência do Brasil neste ato de civismo com nossas corporações musicais, que integram as diversas áreas de conhecimento do aluno, focando o desenvolvimento cognitivo e a socialização”, ressaltou.
O coordenador das corporações musicais, Luiz Carlos Pereira Silva, destacou que as bandas trabalham com naipes de instrumentos melódicos como escaletas e liras; percussão, pratos e caixas americanas. “Os arranjos são variados conforme seus instrutores”, explicou.
Segundo o também coordenador das bandas e dos instrutores, Anderson Aprígio, o repertório musical apresentado foi diversificado, oriundo do trabalho pedagógico musical que os instrutores desenvolvem ao longo do ano.
- O Sete de Setembro é uma data importantíssima, na qual proclamamos nossa Independência e junto comemoramos com alegria, paz e esperança, acreditando no potencial de cada aluno - analisou.
Os coordenadores das bandas enfatizaram que as bandas despertam potencialidades como respeito, musicalidade, concentração e autodomínio. “Em um momento onde a educação de Macaé trabalha para formar cidadãos com valores humanizados”, citou Aprígio.
A Capitania dos Portos; o Exército Brasileiro; a Polícia Militar; o Corpo de Bombeiros; o Grupamento de Escoteiros foram algumas outras instituições que participaram. O ato teve apoio da Polícia Militar, Secretarias de Mobilidade Urbana e Saúde.