Foto: Arquivo / Kaná Manhães
Uma programação especial será desenvolvida na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março)
A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Macaé, prepara uma programação especial que será desenvolvida na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março). Uma das ações previstas para celebrar importante data e que lembra as lutas e as conquistas das mulheres é a inauguração do “Espaço Mulher Cidadã”.
Trata-se do ambiente onde já são desenvolvidos ações e serviços relacionados à promoção de políticas comunitárias, como o programa Renda Mulher - que proporciona a geração de trabalho e renda para as cidadãs, palestras de educação em saúde, cursos de capacitação profissional e inscrições para casamento comunitário, entre outros.
No dia 8 (quinta-feira), será realizado um evento popular, na Praça Veríssimo de Mello, entre as 10h e 17h, com a intenção de serem disponibilizados serviços à população, em especial às mulheres. No dia 9 (sexta-feira), haverá no mesmo local, uma grande feira de artesãos e uma palestra realizada por representantes do Sebrae/RJ. No dia 10 (sábado), a comemoração será feita na rua principal do bairro Lagomar, com oficinas de artesanato, ações de promoção da saúde da mulher, inscrição para cursos e muitas outras atividades.
Segundo informações da Subsecretaria promotora do evento, diversos parceiros já confirmaram a presença, dentre os quais estão: Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher e de Políticas sobre Drogas; as secretarias municipais de Trabalho e Renda, Educação (Cetep - Centro de Educação Tecnológica e Profissional) e Saúde (Programa DST/AIDS, Centro de Referência ao Diabético, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher e de Atenção Integral a Saúde da Criança, Saúde Bucal); a Fundação Macaé de Cultura (FMC) e as subsecretarias do Idoso e da Infância e Juventude; o Cemeaes, Grupos de Terceira Idade, Ouvidoria, as coordenadorias extraordinárias do Procon e de Políticas sobre Drogas (Programa Girassol, Programa Prevenção Primária), o HPM (Fundação Municipal Hospitalar de Macaé), a Escola José Rodrigues Alves, Unamama e Sebrae/RJ.
No entendimento da subsecretária Vânia Deveza, o dia oito de março sempre deve ser marcado como mais um dia de luta em favor da mulher, por isso é muito importante formar um elo em torno de sua valorização no seio da sociedade. Ela destacou o porquê de celebrar a mulher.
- Estamos preparando uma programação para mulher, que na sua plenitude é mãe, filha e avó, de forma a fortalecer sua cidadania com políticas públicas destinadas a elas. Por isso, contamos com a parceria de diversos órgãos. Além de apresentarmos ações e serviços que promovem e ajudam no enfrentamento à violência contra a mulher, teremos muita informação e conscientização sobre sua saúde, nutrição e hábitos saudáveis. Nossa missão é buscar ações que a promovam em todos os sentidos – disse.
Ela revelou ainda que durante este mês as palestras de educação em saúde serão descentralizadas para diversas comunidades, principalmente para aquelas que possuem os Centros de Referência em Assistência Social (Cras).
Espaço Mulher Cidadã – O “Espaço Mulher Cidadã” fica localizado no antigo prédio onde funcionava a subsecretaria de Política para as Mulheres (na Rua da Igualdade). O imóvel sofreu reformas para acomodar melhor os cursos de capacitação profissional como os de cabelereiro, depilação, culinária e confeitagem e de corte e costura, entre outros. A revitalização foi feita pela secretaria de Manutenção para adaptar e incluir amplas salas. Depois de inaugurado, o local continuará a acomodar o programa Renda Mulher com a finalidade proporcionar a geração de trabalho e renda para as cidadãs.
Dia da Mulher - O dia 8 de março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Essa data lembra a luta e a morte de 130 operárias num incêndio de uma fábrica em Nova Iorque, onde elas reivindicavam redução da jornada de trabalho. Depois disso, as mulheres de todo o mundo vêm rompendo com a discriminação e conquistando marcos em sua história, buscando seus direitos e ocupando espaços com dignidade.