Na próxima quarta-feira (5), às 11h, na Guarda Municipal de Macaé, uma equipe da secretaria Estadual de Segurança Pública e das empresas Oi e Embratel se reúnem com o secretário Executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, e o assessor especial da secretaria de planejamento, Edmilson Jório, para finalizar o projeto de implantação do Centro de Comando e Controle da secretaria de Estado de Segurança Pública em Macaé.
De acordo com Guto Garcia, equipes das empresas e o sub-secretário de segurança pública, Márcio Comerauer, vão avaliar as condições técnicas necessárias para instalação do centro, finalizar a proposta e entregar à Petrobras na quarta-feira. "Na última reunião do Plano de Ação de Desenvolvimento Sustentável a secretaria estadual apresentou a proposta e fomos ao centro de comando e controle do Rio de Janeiro, iniciando a formulação da proposta para implantação de um centro em Macaé que contará com recursos da Petrobras", disse Guto.
O projeto do centro de comando e controle que o Governo do Estado do Rio de Janeiro está expandindo em parceria com a prefeitura e a Petrobras visa ter o município de Macaé como piloto. O anúncio e a proposta foram feitos pelo sub secretário de segurança pública durante a reunião do Plano de Ação de Desenvolvimento Sustentável, realizada na semana passada na sede da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, em Imbetiba. Participaram do encontro o prefeito Riverton Mussi, com o deputado federal Jorge Bittar, a vereadora Marilena Garcia, o Gerente da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Campos, Carlos Eugênio Melro Silva da Resurreição, o chefe do centro de controle, tenente coronel Almeida Neto, o diretor geral da secretaria estadual de segurança pública, major Marcos Vinícius, secretários municipais dos municípios de Macaé, Rio das Ostras e Campos.
O sub secretário de segurança pública Márcio Comerauer, disse o centro de atendimento de emergência pelo novo 190 e o monitoramento com câmeras por meio do centro de comando e controle são fundamentais, já que Macaé foi sido escolhida pelo Governo do Estado como município prioritário para investimentos que objetivam a redução do índice da violência.
"A central aumenta a eficiência e otimiza o efetivo existente, integra Estado e prefeitura porque a Polícia Civil e a Guarda passam a trabalhar em conjunto devido à triagem feita pela atendente da central", explicou Márcio Comerauer, acrescentando que a frota a partir de janeiro será toda terceirizada e que haverá aumento de viaturas em Macaé. "Recebemos o repasse do Pan, aumentamos o efetivo e agora será a vez da frota", destacou.
Segundo Guto Garcia, a idéia é adequar a filosofia do Rio de Janeiro com o projeto da Seictec existente que visa usar a fibra ótica local, fazendo as derivações do back bone. "O importante mesmo é que pela fibra ótica ou por meio da rede Wireless o centro de operações de Macaé esteja funcionando", explicou Guto.