A construção da Avenida Industrial, que vai ligar o bairro Ajuda com o entroncamento da RJ-106, próximo ao Lagomar, prossegue. Esta semana foi iniciada a preparação da sub-base em trecho de 1.600 metros das duas pistas, com colocação de bica corrida e preparação da base para, posteriormente, receberem a pavimentação asfáltica. As obras são realizadas pela prefeitura por meio das secretarias Especial e Infra-estrutura Urbana e Executiva de Obras (Semob).
Segundo informações dos engenheiros responsáveis, Alexandre e José Luiz, nesse trecho da avenida já foi concluída a instalação da rede de águas pluviais. Eles dizem que o foco é a drenagem das pistas e as águas pluviais serão escoadas para o Canal Macaé/Campos, que passa nas proximidades da futura Avenida Industrial.
Enquanto é preparada a sub-base dos 1.600 metros, que começam nas proximidades da Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul) e bairro da Ajuda, prosseguem os trabalhos de abertura do restante da pista e de instalação da rede de drenagem, em direção à área no encontro da Avenida Industrial com a Rodovia Amaral Peixoto, próximo ao Lagomar. Ao longo da avenida, são construídos os poços de visita, de 20 em 20 metros, que vão captar as águas pluviais.
O principal objetivo da construção da Avenida Industrial, que faz parte do arco viário do município, é a redução do tráfego de veículos pesados, vindos de Campos e demais cidades do norte fluminense e do estado do Espírito Santo, no centro da cidade. Quando a avenida estiver pronta e liberada para o tráfego, veículos de passeio e de grande porte terão a opção de trafegar pela via, sem a utilizar a Ponte Ivan Mundim, na Barra.
As obras da Avenida Industrial têm duas frentes de trabalho: uma na Ajuda e outra próxima ao Lagomar, onde serão construídos um trevo e um viaduto. No pico da obra, serão gerados de 120 a 140 empregos diretos.
Os motoristas que vêm do norte do estado e do Espírito Santo entrarão na Avenida Industrial, passarão pela Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul) e pelo trevo da Linha Verde, onde optarão pela RJ-168 ou Aroeira.
Vistoriando as obras, na quinta-feira (30), o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, lembrou que com a ampliação do arco viário, através da Avenida Industrial, Estrada do Tatu, Avenida Melquíades Ribeiro de Almeida, o município vai diminuir, consideravelmente, a passagem de veículos pesados no centro de Macaé.
- As carretas e grandes caminhões que se dirigem ou que vêm das instalações da Petrobrás e empresas situadas nas proximidades do Parque de Tubos, vão poder usar essas novas vias. Isso vai melhorar o fluxo de trânsito na cidade. O motorista terá novas opções para ir e vir de uma região a outra da cidade, interligando vários bairros – disse Tadeu Campos.
O secretário lembrou que um levantamento da Mactran indica que circulam na cidade diariamente de 700 a 800 carretas, causando lentidão no trânsito. Com as obras de expansão do arco viário, o município terá vários ganhos, como na manutenção das ruas, na proteção das redes de esgotamento sanitário, maior rapidez no trânsito, menos interferências nas fiações elétricas, além de diminuir os riscos para os motoristas e pedestres.
Ao longo da área onde é aberta a Avenida Industrial, a Ampla já alinhou os postes de iluminação pública. De acordo com o cronograma, as obras estarão concluídas em 10 meses. A prefeitura investe R$ 25 milhões na construção da nova via, que terá 20 metros de pista dupla, iluminação entre as duas pistas e condições de absorver o tráfego pesado, com estrutura para 45 toneladas, que é padrão do DER.