Foto: Ana Chaffin
Despoluição da Lagoa de Imboassica é uma das ações da parceria entre município e estado
Procurando ampliar a integração das ações ambientais, representantes do governo municipal participaram do seminário de Apoio à Gestão Ambiental Municipal, organizado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Rio. O evento teve a presença de 20 prefeitos e 77 secretários municipais do Ambiente das 92 cidades fluminenses.
Durante o evento, foram fornecidos dados sobre programas de saneamento e de controle de inundações, como o fim dos lixões municipais do entorno da Baía de Guanabara, além de diversas outras iniciativas, como a descentralização do licenciamento ambiental para 42 municípios, entre eles Macaé.
De acordo com o governo municipal, a participação no seminário foi importante para ampliar a integração das ações, discutir recursos para novos projetos como a coleta seletiva solidária e a despoluição da Lagoa de Imboassica.
O secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc, apresentou diversas ações realizadas pela SEA e pelo Inea, ressaltando a importância do ICMS Ecológico e da união entre estado e municípios, e afirmou que a gestão ambiental significa desenvolvimento, lucro e fortalecimento das cidades. O secretário lembrou que o Estado do Rio de Janeiro é o que mais recebe investimentos no país.
Para a prefeitura, ações como essas geram desenvolvimento para o estado e os municípios, que passam a atuar de maneira ainda mais coordenada, já que a gestão ambiental significa lucro, fortalecimento e desenvolvimento da região.
Ainda durante o seminário, os palestrantes mostraram mapas, planilhas e fotos das principais realizações da Secretaria do Ambiente. Os participantes receberam um kit (incluindo DVD) com informações detalhadas das ações ambientais.