Prefeitura procura descendentes do primeiro medalhista olímpico brasileiro

17/05/2007 08:15:53 - Jornalista: Catarina Brust

Poucas pessoas sabem que o primeiro medalhista brasileiro foi um macaense, Afrânio Costa. Filho de Mário A. da Costa e de Isabel de Figueiredo Reid, Afrânio nasceu em 14 de março de 1892, na Rua Velho Campos, antiga Rua do Cajá. Bacharel em Direito, o macaense participou dos VII Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica, e conquistou a medalha de prata para o Brasil no dia 02 de agosto de 1920, na prova de tiro de pistola livre a 50 m com 489 pontos dos 500 possíveis.

Para resgatar esse feito e homenagear esse grande macaense, no ano dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, a prefeitura está em busca dos descendentes da família de Afrânio Costa. A cidade de Macaé foi convidada pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-Rio) para fazer parte da rota das 42 cidades a serem percorridas pelo Revezamento da Tocha Pan-americana.

Com o aval do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, a secretaria de Comunicação Social elaborou um projeto para a inclusão da cidade de Macaé no Revezamento da Tocha Rio 2007, que foi aprovado pelo CO-Rio 2007, na última semana. O projeto tem apoio do deputado estadual macaense Glauco Lopes (PSDB).

- Nos honra muito estarmos incluídos na rota do Revezamento da Tocha Rio 2007. Macaé é uma das mais importantes cidades do país, responsável por 83% da produção nacional do petróleo. A cidade de Macaé já recebeu a Seletiva Pan Americana de Tênis de Mesa e a Seletiva Pan Americana de Ginástica Rítmica e a Eliminatória da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA 2006. Não é à toa, portanto, que fomos incluídos no roteiro do revezamento - destaca o assessor especial da secretaria de Comunicação Social, Décio Braga, responsável pelo projeto encaminhado ao CO-Rio 2007.

Os VII Jogos Olímpicos da Antuérpia marcaram a primeira participação do Brasil em competições olímpicas. Afrânio Costa foi o capitão da delegação brasileira de tiro, cumulativamente com a sua função de atleta. Na competição, obteve a medalha de prata na modalidade de pistola livre, com 489 pontos e a medalha de bronze por equipe em pistola livre. Sua atuação como capitão foi fundamental para que a equipe obtivesse também a medalha de bronze, competindo com um revólver emprestado pela equipe norte-americana.

- A prefeitura busca agora descendentes de Afrânio Costa para podermos fazer essa homenagem ao atleta, advogado, desembargador, diretor do Tribunal Federal de Recursos, desembargador do Tribunal de Justiça, entre outras funções. Afrânio Costa faleceu aos 87 anos, em junho de 1979. Esse macaense ilustre merece ser resgatado no ano em que o Rio abriga os jogos Pan-Americanos - completa Décio Braga.

Quem tiver informação sobre a família de Afrânio Costa pode entrar em contato, através do e-mail: jornalismo@macae.rj.gov.br. ou pelo telefone 2772-6764.