Prefeitura promove ações de prevenção da obesidade e diabetes na serra

17/03/2006 17:09:20 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dados do Ministério da Saúde, no Brasil, mostram que cerca de 38 milhões de brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso. Visando a prevenção da obesidade e diabetes em crianças e adolescentes a secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), através do Centro de Referência ao Diabetes (CRD) vem dando continuidade ao Projeto Vida Saudável. O objetivo é promover ações integradas com a secretaria de Educação para a promoção da alimentação saudável nas escolas.

A gerente do CRD, a assistente social Beth Gavazzi e a equipe da instituição estarão na segunda-feira (20), nas Escolas Pedro Adami e Raul Veiga, na Região Serrana, para traçar o perfil das crianças e adolescentes da rede municipal de educação. “Vamos fazer a pesagem, altura, verificar o histórico de diabetes, entre outros procedimentos”, diz.

Beth lembra que o prefeito Riverton Mussi sancionou no final do ano passado as leis 2.626/2005 que criou o Programa de Diagnóstico precoce de diabetes e anemia infantil na rede de ensino e 2.656/2005, onde fica proibida a comercialização de balas, pirulitos, biscoitos recheados, refrigerantes, frituras entre outros nas cantinas das escolas e ambulantes localizados próximos das escolas.

Ela lembra ainda que a formação de hábitos saudáveis começa cedo e tem influência do ambiente em que as pessoas vivem. “O professor tem papel importante neste processo, ajudando a multiplicar e disseminar orientações que estimulem hábitos saudáveis para a prevenção do diabetes e da obesidade”, enfatiza.

O Centro de Referência do Diabetes conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, podólogo, professor de educação física, fisioterapeuta, nutricionista, endocrinologista, assistente social, técnico de enfermagem e pessoal administrativo. Hoje, existem mais de seis mil pessoas cadastradas no programa, distribuídas pelas unidades básicas de saúde e unidades do Programa Saúde da Família.