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Prefeitura promove ações preventivas contra as enchentes

26/11/2007 14:41:18 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, reuniu-se com os responsáveis pelas secretarias de Infra-Estrutura Urbana, Obras, Serviços Públicos, Comunicação Social, Meio Ambiente e Defesa Civil para discutir o Plano de Contingência de Prevenção às Chuvas. A prefeitura está começando a desenvolver o plano com ações direcionadas para dirimir os impactos de chuvas fortes no município, como forma de proteção à comunidade.

Participaram da reunião os secretários Adrian Mussi, Delorme Ramos, Tadeu Campos, Eric Schueler, Romulo Campos, Henrique Emery e André Braga. Na ocasião, o prefeito colocou que Macaé vem sofrendo ao longo dos anos alagamentos em ruas centrais e em bairros periféricos, pelo entupimento nas redes de escoamento de águas pluviais e de esgoto, dos valões e canais que circundam a cidade.

Para o prefeito, as ações são imediatas, mas sempre reativas, isso é, iniciadas para solucionar o problema após as chuvas. O objetivo do Plano é que as ações sejam preventivas, para evitar os alagamentos. Riverton lembrou que é preciso que a população colabore, evitando jogar lixo ou entulhos nas ruas e canais da cidade.

– Nas chuvas fortes, em outubro, a população sofreu com ruas alagadas, bueiros entupidos, canais extravasando. Desde o início do temporal, a prefeitura começou a limpeza e desentupimento das redes de escoamento, dos canais e dos valões. Só nos dois dias subseqüentes foram retiradas mais de 60 toneladas de lixo na cidade. Para evitar isso, solicitei aos secretários uma ação conjunta, preventiva, com limpeza das redes de escoamento, dos canais que circundam Macaé, dos valões, ruas e terrenos baldios, das encostas, além do controle total do recolhimento do lixo. Desde a última enchente, em 24 de outubro, a prefeitura está nas ruas, sem parar, limpando, desobstruindo bueiros, retirando lixo. Estamos fazendo a nossa parte e contamos com a colaboração da população, evitando o lançamento de lixo nas ruas e valões – disse o prefeito.

Defesa Civil elabora Plano de Contingência de Prevenção às Chuvas

Na reunião, ficou definido que a Defesa Civil do município elaborasse o Plano de Contingência de Prevenção às Chuvas, que será entregue a todas as secretarias no início de dezembro.

De acordo com o secretário de Defesa Civil do município, Erick Schueler, o prefeito Riverton Mussi destacou que as ações sejam conjuntas e não realizadas de forma isolada. Cada secretaria receberá o Plano com suas atribuições, com o levantamento dos pontos mais críticos atingidos pelas enchentes, quais as ações preventivas e emergenciais para solucionar os constantes alagamentos na cidade em ocasião de fortes chuvas.

- No Plano, constará o cadastro de todos os recursos que a prefeitura tem, como equipamentos e pessoal, para agir nos casos emergenciais e também as ações que devem ser desenvolvidas, no cotidiano, para que os impactos não tragam prejuízos para a população. Também constarão do Plano todos os órgãos públicos estaduais e federais que são sempre acionados em caso de necessidade, além de entidades privadas que colaboram com o município para dirimir os impactos causados pelas fortes chuvas, como o DER, Corpo de Bombeiros, Petrobras, entre outros, Destacamos também os voluntários, como o Jeep Clube, que na última enchente colaborou e muito com a ajuda aos atingidos pelos alagamentos – disse Erick Schueler.

O secretário enfatizou a importância da população colaborar com a manutenção da limpeza da cidade, evitando jogar lixo e entulhos nas ruas e terrenos baldios. “Não é dever apenas da prefeitura manter a cidade limpa. A população também tem a responsabilidade de colaborar”, conclui o secretário de Defesa Civil.

Secretário destaca importância das ações preventivas

Para o secretário de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, a ação preventiva contra as enchentes é de grande importância. “Temos que manter limpos, abertos e desobstruídos os canais que dão acesso ao Canal da Fábio Franco, como o do Capote, na Aroeira, o da Ayrton Senna, no Campo do Oeste, além de todos os outros canais. Outras ações preventivas são manter limpas as encostas, os terrenos baldios, ter controle total sobre a coleta de lixo e vigilância nos pontos críticos onde os alagamentos sempre ocorrem”, disse o secretário.

Na reunião, foi também discutida a possibilidade da prefeitura adquirir bombas de sucção, como as usadas na última enchente, no Novo Cavaleiros. Essas bombas, emprestadas ao município pela Petrobras, foram muito eficazes no escoamento rápido do bairro. A prefeitura vai, inicialmente, fazer o levantamento do custo e, posteriormente, é objetivo do governo municipal adquirir seis bombas de sucção.

Proprietários devem manter limpos os terrenos baldios

O secretário Delorme Ramos ressaltou o trabalho da comissão, com a participação de representantes de várias secretarias, para discutir a forma de levar os proprietários de terrenos baldios a limparem suas áreas. “Esse terrenos ficam abandonados, juntando toda espécie de lixo e é preciso que os proprietários cumpram a sua parte, mantendo esses terrenos limpos e cercados. A comissão concluiu o estudo, que já foi enviado à Procuradoria para análise e posterior aprovação pelo prefeito e Câmara Municipal. Depois dessa aprovação, teremos uma forma legal de cobrar essa limpeza dos donos dos terrenos “, disse o secretário.

O subsecretário de Serviços Públicos, Jonas de Siqueira César, falou que a Semusp continua limpando ruas e bueiros em bairros atingidos pelo forte temporal do final de outubro. A limpeza foi feita no Visconde de Araújo, Miramar e Ayrton Senna. Esta semana acontece no Campo do Oeste. No Novo Cavaleiros, um dos locais mais atingidos pelos alagamentos, já foi feita a limpeza e desentupimento em todos os bueiros, assim, como a raspagem nas ruas. Esta semana, a Semusp conclui a limpeza geral em todas as ruas do bairro.

- É um trabalho lento porque, além de desentupir os bueiros e as redes, estamos retirando grande quantidade de lixo, nas ruas e terrenos baldios. Continuamos nosso trabalho, de forma rotineira, e solicitamos o apoio da população, nos avisando da existência de terrenos baldios abandonados com lixo e entulhos, para que possamos limpar, evitando que esse material acabe caindo nos ralos ou nos valões, causando alagamentos – disse o subsecretário Jonas.