Prefeitura promove atividades para lembrar o Dia da Cultura

24/10/2013 16:57:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

I Fórum de Acessibilidade Cultural da Região Norte Fluminense acontece de 4 a 8 novembro

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac), por meio da Coordenação de Cultura, promove, de 4 a 8 de novembro, I Fórum de Acessibilidade Cultural da Região Norte Fluminense. O evento conta com várias atividades para lembrar o Dia da Cultura. O objetivo é ocupar as dependências do estabelecimento e promover apresentações de música, dança, teatro e valorizar o artista local. A abertura do fórum acontece às 19h, sendo que a exposição "Olhar Urbano sobre Macaé", do artista plástico Márcio Gonçalves, tem abertura às 9h, no hall da Funemac, na Cidade Universitária.

De acordo como coordenador de Cultura da Funemac, Norberto Bacelar, o intuito também é promover a cultura em suas diferentes formas de manifestação. Os visitantes receberão um cartão postal com foto da exposição "Olhar Urbano sobre Macaé".

- A Cidade é retratada em forma de um passeio urbano sob uma visão antropológica que resulta em uma instalação sobre a cultura urbana macaense. Desta forma é possível trazer à cidade uma contribuição para a reestruturação de sua identidade na medida em que é apresentado aos seus habitantes o próprio espaço em que vive através de ângulos, cenários e paisagens que escapam ao olhar cotidiano, e, através deste olhar, ele próprio se reconhecerá como parte integrante daquilo que vê - explica Norberto Bacelar.

A apresentação do projeto é em forma de uma instalação fotográfica e audiovisual composta de 33 fotografias em formatos backlight e três vídeos etnográficos abrangendo aspectos da Terra do Mar e do Ar.

"Olhar Urbano Sobre Macaé", propõe provocar nos participantes experiências estéticas que levem à reflexão sobre a importância no contexto em que se vive. A exposição termina no dia 20 de dezembro.

Fórum - A meta é ampliar as possibilidades de conhecimento sobre a obra de Vinícius de Moraes e comemorar a Semana da Cultura, visando à difusão da cultura local, integrando no evento o Palco Aberto – atividade cultural desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e atrações do CIEMH² Núcleo Cultural. As atividades serão desenvolvidas num palco para todo o público da Cidade Universitária e entorno. O fórum também vai discutir ações sobre Acessibilidade Cultural no município e na região, contando com a presença de palestrantes locais e da cidade do Rio de Janeiro.

No dia 5 de novembro, data de aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923), é comemorado o Dia da Cultura no Brasil. A data foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nª 5.579.

O Fórum tem como proposta provocar o debate e a reflexão sobre política e diversidade cultural e o campo da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência a partir das políticas culturais públicas, dos movimentos sociais e da organização da sociedade civil. São trabalhadas as linguagens estéticas, artísticas e culturais, o papel da universidade na formação em acessibilidade, e nas experiências de gestão e ações culturais.

Para isto, o CIEMH² Núcleo Cultural e a Funemac oferecem como instrumento disparador deste tema na região, a realização do I Fórum de Acessibilidade Cultural, que terá como palestrantes Patrícia Dornelles; Marcus Vinícius Machado de Almeida; Vânia Tolipan e Maria Luiza Vaccari Quaresma.

Programação:

05 a 08/11 – 18h – EXPOSIÇÃO PROTESTO SUBURBANO

Criada em janeiro de 1995, a banda Protesto Suburbano conta com 4 CDs lançados, 3 demos, um CD virtual, além de ter participações em mais de uma dezena de coletâneas, saído como trilha sonora de filmes de surf e ter feito vários clipes. As letras refletem a realidade do cotidiano e passam mensagens conscientes de protesto contra as injustiças sociais. De forma bem direta, o som do grupo, hardcore old school, expressa revolta. Respeito, atitude e liberdade são as palavras de ordem.

A banda gravou recentemente o documentário “Em Que Mundo Nós Vivemos” e preparou esta exposição de vinis, trabalhos, flyers e dados da banda macaense.

05/11 – 18h – UNIDADE SOUND SYSTEM

Fundado pelos irmãos Allan Miranda e Paulo Magalhães, inspirados na crescente cena Sound System, o Unidade Sound System traz na babagem grandes “pedras” do reggae, dancehall, rub a dub e stepper, alem de seus dubplates para levar ao público a mensagem e vibração do reggae.

06/11 – 15h - ADRIANO SOUZA

Música/Canto

O artista e monitor de Canto do CIEMH² Núcleo Cultural, Adriano Souza, apresentará performance com músicas de Vinícius de Moraes

07/11 – 17h – PERFORMANCE TEATRAL

Teatro

O Coletivo de Criação CIEMH², sob a direção de Renato Mota, apresenta performance teatral.

Dia 08/11 – 18h - “O ÚLTIMO BICHO DE PELÚCIA”

Dança

O Coletivo Flores, dirigido e coreografado por Taís Vieira, apresentará “O Último bicho de pelúcia” com os intérpretes criadores Rafael de Souza e Renato Mota.

Parte do projeto “Contos coreográficos”, a obra trata da história de uma vida que luta para continuar desde o parto pré-maturo, uma infância violada, a adolescência infantil e uma vida adulta de conflitos a serem rompidos.