logo

Prefeitura promove bate-papo com idosas para disseminar o valor da amamentação

02/08/2013 18:10:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Maurício Porão

A conversa aconteceu entre o grupo de idosas e profissionais da saúde.

Na tarde desta sexta-feira (2), 50 idosas participaram de um bate-papo com profissionais do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente (PAISMCA), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Macaé. O objetivo da conversa foi transmitir a essas mulheres a importância de apoiar a amamentação de suas vizinhas, amigas, noras, sobrinhas e filhas.

Todo esse diálogo teve como motivo a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que se realiza até o dia sete de agosto. O lema da campanha é: “Apoio às Mães que Amamentam – Próximo, Contínuo e Oportuno.

Em 2013, a campanha não é só dirigida às mães, mas também a quem está próximo como o pai, a amiga, o companheiro, o profissional de saúde, e, nesse caso, as avós. Todos devem apoiar a mãe a amamentar, ajudá-la a passar pelo processo de amamentação.

Nesse bate-papo houve desmistificação de tabus como o que provoca o medo de muitas mães que pensam erroneamente que ao amamentar os seios ganham flacidez e que no calor a criança precisa de água e não de leite materno. As profissionais disseram às idosas que o aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses de idade e complementar até os dois anos de idade ou mais.

A conversa com as 50 avós – convidadas pela subsecretaria do Idoso – também foi chamada de café com leite materno. Teve a finalidade de fazer dessas mulheres disseminadoras e multiplicadoras das ideias pró-amamentação, conferindo-lhes a alternativa de apoiar e incentivar a mãe que amamenta.

Foi dito a elas que o leite contém todos os nutrientes necessários para promover a saúde plena dos recém-nascidos, sendo considerado a primeira vacina do bebê.

A Semana Mundial de Aleitamento é comemorada em 120 países do mundo. O Ministério da Saúde determina o tema da campanha.

Para disseminar e apoiar a amamentação

A idosa Dionídia Nunes Maciel, comerciante aposentada de 82 anos de idade, disse que sempre apoiou a amamentação de suas vizinhas e amigas. Três de suas cinco filhas amamentaram. “Amamentar é uma bênção de Deus, é uma alegria. Amamentei meus sete filhos e hoje aprendi que é errado amamentar o filho dos outros”, pontuou. É que doenças podem ser transmitidas pelo leite dos outros, inclusive a AIDS.

Já a guarda sênior Terezinha Martins, de 61 anos de idade, ressaltou que a vida é um constante aprendizado, pois em sua época se dizia que o primeiro leite (colostro), que é amarelado e grosso, fazia mal à saúde. “Amamentei meus três filhos”, conta orgulhosa.

Na segunda-feira (5), será realizado o I Simpósio de Aleitamento Materno. Durante a semana haverá atividades em todas as unidades de saúde que trabalham com gestantes, puérperas e lactentes.

Programação do Simpósio de Aleitamento Materno:

8h - Entrega do material

8h30 - Abertura

9h - Smam 2013 – Habilidades de aconselhamento com Drª. Conceição Salomão, médica pediatra da SES/RJ, Multiplicadora e avaliadora de IUBAAM E IHAC.

10h - Coffee break

10h15 - As vantagens da sucção em seio materno e as desvantagens dos bicos artificiais com Aline Sudo, fonoaudióloga maternidade Leila Diniz, membro do IBFAN e voluntária das Amigas do Peito.

11h15 – Amamentação e neurociência com José Dias Rego, médico pediatra. Autor do livro Aleitamento Materno, Editora Atheneu.

12h15 – Almoço

13h15 – Projeto Pet Eacol: Alimentação Saudável do lactente na prevenção das DANTs com Letícia Maia Fort Marinho. Aluna do curso de nutrição da UFRJ. Bolsista PET

13h30 - Situação atual do aleitamento materno na região norte, Onde estamos e para onde vamos? Com Alba Abreu Nutricionista, coordenadora da Atan Quissamã, e coordenadora do aleitamento materno da região norte.

14h30 - Amamentação para prematuros – colostroterapia com Luis Alberto Mussa Tavares, médico pediatra e neonatologista de Campos dos Goytacases, autor do livro Amamentação Bases Científicas 3ª edição.

15h30 - Aspectos Nutricionais do leite materno com Ricardo Mourão, Nutricionista da Semad, e coordenador do Aleitamento materno de Carapebus

16h30 Espaço para debates

17h Encerramento