Foto: Guga Malheiros
Objetivo é chamar a atenção sobre a importância do uso constante do filtro solar
A prefeitura realiza em vários pontos do município uma campanha de conscientização contra o Câncer de Pele. As ações são coordenadas pela secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Educação em Saúde. Na manhã desta terça-feira (20), as ações foram promovidas no Espaço de Convivência na Praia dos Cavaleiros. O objetivo é chamar a atenção sobre a importância do uso constante do filtro solar e a exposição excessiva ao sol durante o verão.
De acordo com informações da coordenadora da Divisão de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde, Nilce Brasil, o trabalho está sendo desenvolvido desde o início deste mês. As ações, segundo ela, já foram realizadas na Farmácia Popular, Centro de Especialidades Odontológicas e Terminal Central.
- Na Praia dos Cavaleiros realizamos uma ação na sexta-feira (16) com as crianças, adolescentes e responsáveis do Projeto Botinho. Entregamos folhetos explicativos e orientamos sobre como prevenir a doença - explicou.
Ela acrescenta que esse projeto é antigo da divisão e a receptividade das pessoas que passam pelo local é muito boa. "Na sexta-feira (23), faremos o trabalho de orientação para as pessoas que estão fazendo aula de ginástica, praticando exercícios na academia ao ar livre e caminhando no calçadão da orla", acrescentou.
Para Elisângela Neri, que estava na Praia dos Cavaleiros participando do aulão de ginástica, o trabalho de conscientização realizado pela Secretaria de Saúde é muito importante. "Procuro sempre utilizar o filtro solar para prevenir a doença", disse.
CÂNCER DE PELE - A pele é o maior órgão do corpo humano e serve para proteger contra a luz do sol, calor e infecções. O câncer de pele é causado por exposição excessiva ao sol e por isso, deve-se evitar ficar exposto ao sol no horário das 10h às 16h, por causa dos efeitos maléficos da radiação.
Os principais sinais e sintomas do câncer de pele são: pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar a doença. Caso haja alguma suspeita, a pessoa deve procurar imediatamente as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias Saúde da Família (ESF) e o serviço de Dermatologia Sanitária do Município, no Centro de Saúde Jorge Caldas.
Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil o tratamento e maiores as possibilidades de cura.