logo

Prefeitura promove campanha no Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

26/08/2005 16:19:11 - Jornalista: Sonia Braga

A prefeitura de Macaé, através do Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos (Porto) promove na próxima segunda-feira, dia 29, campanha de conscientização e de prevenção sobre os riscos do cigarro. A campanha faz parte das comemorações pelo Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. A equipe do Porto vai estar com uma tenda montada na Praça Veríssimo de Mello e fará também blitz com os motoristas no centro da cidade.

Na tenda, serão fornecidas informações sobre os malefícios do uso do tabaco. A equipe também vai divulgar os programas do Porto destinados aos que desejam se livrar do vício do fumo. Dentre os projetos oferecidos estão o tratamento psicológico e terapêutico, acompanhado por profissionais qualificados e a custo zero. A campanha tem como objetivo alertar e orientar sobre a importância de evitar o fumo, agravante de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo.

Os malefícios do fumo - O fumo ataca o organismo causando graves problemas para o coração. A nicotina, por exemplo, estimula a produção de adrenalina e acelera os batimentos cardíacos. Conseqüentemente, o coração passa a exigir mais oxigênio para suportar o ritmo intensificado das batidas. Como a absorção do oxigênio fica prejudicada pelo monóxido de carbono, o coração passa a trabalhar com falta de oxigênio.

Os derivados do fumo, cigarros, charutos, cigarrilhas e fumos aromatizados para cachimbos, são industrializados e passam por processos químicos de fabricação, os aditivos neles colocados fazem com que cada tragada dada em algum desses produtos constitua um risco a todo o seu organismo. O uso do fumo pode desenvolver diversos problemas como câncer em diferentes partes do corpo, principalmente no pulmão. Os outros tipos de câncer relacionados ao uso do cigarro são: câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero. Doenças coronarianas, tais como angina e infarto do miocárdio. Doenças cérebrovasculares, entre elas derrame cerebral.

Outros males provocados pelo fumo incluem as doenças pulmonares obstrutivas crônicas, tais como bronquite e enfisema (responsável por 85% das mortes causadas pelo fumo). Além disso, o tabagismo é hoje considerado um problema de saúde pública. O estresse do dia-a-dia e a situação financeira empurram cada vez mais pessoas para o vício, visto que o cigarro é tido erroneamente como um relaxante e proporcionador de "status". Devido a essa demanda ter aumentado mesmo com campanhas bem-feitas contrárias ao uso do fumo e de seus derivados, é cada vez mais espantoso o número crescente de óbitos por tabagismo. O cigarro tem sido o grande vilão deste século, as estatísticas são alarmantes.

O mais preocupante é que, quando a pessoa fuma, está fazendo com que outras também fumem, muitas vezes familiares e às vezes os próprios filhos, são os fumantes passivos que mais sofrem. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia as vantagens para os que abandonam o vício são imensas.