
A ação conta com várias atividades e acontece durante todo o mês de janeiro
Faltam poucos dias para o ponto alto da campanha “Solidariedade Não Tira Férias”, que está acontecendo no decorrer de todo mês de janeiro. Um dos destaques será o Dia D com mutirão de coleta no sábado (31), com a realização de mutirão de coleta em horário especial, das 7h30 às 17h. A iniciativa visa reforçar a sensibilização e incentivo à captação de doadores de sangue, principalmente para atender as demandas no período da folia.
Os voluntários poderão comparecer na unidade localizada na Rua Doutor Bueno, 40, Centro. A ação é organizada pelo Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé (SMHM). A campanha tem a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue em um período considerado crítico em função de férias, viagens e festas, quando tradicionalmente há redução no número de doadores.
Outro objetivo é reforçar que a solidariedade não entra em recesso e que a manutenção dos estoques de sangue é essencial para assegurar o atendimento hospitalar de urgência e emergência em Macaé e na região. Vale lembrar, que cada doação pode salvar até quatro vidas.
Atualmente, o Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé atende seis unidades hospitalares, sendo quatro localizadas no território macaense e duas em outros municípios, Conceição de Macabu e Carapebus. Para facilitar o atendimento, o interessado pode agendar a data e hora da doação no Portal da Prefeitura de Macaé neste link. A unidade recebe todo tipo de sangue.
O serviço funciona em anexo ao Hospital São João Batista, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, biólogos, biomédicos, técnicos e auxiliares de enfermagem e laboratório, além de profissionais administrativos e de apoio.
Para ser doador de sangue é necessário: ter mais que 50 kg; não ter feito piercing, tatuagem, colonoscopia ou endoscopia nos últimos seis meses; ter entre 16 anos e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A partir dos 60 anos só pode doar sangue quem fez uma doação ao longo da vida e dos 16 aos 18 anos é necessário o consentimento do responsável; ter tido ao menos 6 horas de sono na noite que antecede a doação; estar alimentando e não ter ingerido alimentos gordurosos em até 4 horas antes da doação.