Foto: Ana Chaffin
Depois de realizar cursos para profissionais de saúde, foco agora é capacitar educadores
A Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas, por meio do Núcleo de Inserção na Educação, inicia em agosto, na Cidade Universitária, o curso de capacitação para educadores: "Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. Multiplicando conhecimentos".
A ação faz parte do projeto “Escola Viva”, desenvolvido pela coordenadoria e que visa instrumentalizar os profissionais da educação para construírem e manterem um programa de prevenção, inserindo a temática das drogas no cotidiano escolar, via temas transversais.
De acordo com informações dos organizadores da capacitação, as atividades terão início no dia 6 de agosto e têm a previsão de terminar no dia 12 de dezembro. Neste primeiro momento, serão contemplados profissionais da rede municipal de Educação e de algumas escolas particulares parceiras. Os encontros serão estruturados em quatro grupos, divididos pela manhã, das 8h às 12h e à tarde, das 13h às 17h, uma vez por mês cada grupo.
O público alvo da capacitação é formado por orientadores educacionais, orientadores pedagógicos, professores orientadores e diretores das escolas municipais e particulares. Os profissionais da mesma escola farão parte do mesmo grupo, e, ao final da capacitação, deverão estruturar um projeto de prevenção com o suporte do Núcleo de Inserção na Educação/Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, para execução na escola.
A coordenação do Núcleo de Inserção na Educação acredita no potencial da escola como espaço privilegiado na abordagem do tema, em virtude do vínculo afetivo e educativo com os alunos. A abordagem tem ainda como objetivo inserir no contexto educativo, através dos temas transversais, ações que vão demandar em mudança de comportamento.
Os demais encontros da capacitação serão realizados no auditório do Centro Administrativo Luiz Ozório (Cealo), antigo Hotel Ouro Negro, localizado na Avenida Presidente Sodré, 466, Centro, 1º andar, Bloco A. A escola capacitada receberá um selo como forma de certificação que faz parte da segunda etapa do projeto.