logo

Prefeitura promove capacitação sobre violência sexual à criança e ao adolescente

06/11/2013 16:10:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Guga Malheiros

O primeiro encontro sobre enfrentamento da violência sexual contra criança e adolescente aconteceu no Hotel Ouro Negro

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) promoveu o Primeiro Encontro sobre Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente, na tarde desta quarta-feira (6), no auditório do Hotel Ouro Negro. O objetivo do evento foi capacitar educadores sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência (Cemaia), e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).


No encontro palestraram a pesquisadora da Fiocruz, Patrícia Constantino; e a assistente social da cidade de São Gonçalo, Joane Cristina Amaral Brito. Elas falaram para dezenas de profissionais sobre temas referentes à proteção e os caminhos no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A pesquisadora da Fiocruz disse que existe uma rede de proteção composta por setores das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, além de conselhos municipais de criança e adolescentes. “É um desafio a formação dessa rede para garantir os direitos do público infanto-juvenil. Passo para essas profissionais os fluxos de encaminhamento quando o evento ocorre e as formas de prevenção a essa situação”, explica.

Já a assistente social, Joane Cristina Amaral Brito, falou sobre os caminhos e instituições que compõem o sistema de garantias de direitos. Entre os atores importantes que se mobiliza no enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente estão os conselhos tutelares. Como exemplo dos caminhos que podem ser seguidos, ela citou as denúncias ao Ministério Público, à Promotoria da Infância ou ainda ligar para o Disque 100.

O Disque 100 garante o anonimato de quem denuncia. Funciona a qualquer hora do dia. A população liga, o serviço acolhe a denúncia e encaminha para os órgãos competentes para averiguação da denúncia.

Para a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zuíta Carvalho da Silva Gomes, a temática da violência sexual contra criança e adolescente deve ser discutida pela sociedade. “Temos de nos organizar para o enfrentamento a essa situação”, completa.