logo

Prefeitura promove curso “Aprender a Empreender” para jovens do Sem Fronteiras

24/01/2007 15:30:05 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Empreendedorismo, questões financeiras, valores de cunho empresarial entre outros temas serão discutidos por instrutores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para 170 jovens do Programa Sem Fronteiras. Trata-se do curso “Aprender a empreender”, cuja aula inaugural acontece nesta quinta-feira (25), no Auditório da Incubadora de Cooperativas. O curso é uma promoção da secretaria de Trabalho e Renda, que também é responsável pelo Sem Fronteiras.

O consultor do Sebrae Glauco Nader ministra a aula inaugural, apresentando os objetivos do curso, metodologia e duração. Segundo a coordenadora do Programa Sem Fronteiras, Euzinéa Santuchi, as aulas serão realizadas entre o dia 29 de janeiro até o dia dois de fevereiro, sempre nos períodos da manhã (de 8h às 12h) e da tarde (de 13h às 17h).

- Queremos registrar o empenho do prefeito Riverton Mussi que atua eficazmente em prol da formação e qualificação da juventude – disse Euzinéa, acrescentando o papel estratégico da secretaria de Trabalho e Renda para a execução de projetos e programas como estes.

O objetivo do Programa Sem Fronteiras é acompanhar jovens com idades entre 16 e 24 anos, qualificando-os e inserindo-os no mercado de trabalho. O foco está presente nos jovens cujas famílias vivem em situação de vulnerabilidade social. O acompanhamento se dá em termos psicológicos, pedagógicos e sociais. “No ano passado, orientamos 176 jovens”, conta.

A qualificação acontece através de parcerias com instituições públicas e privadas. Dos 176 jovens inscritos, 26 trabalham no setor privado, 27 estão inseridos no Programa Petrobras Jovem Aprendiz, 54 recebem qualificação no Programa Primeiro Emprego, 14 já trabalham em diversas empresas em cumprimento à Lei de Aprendizagem e os demais são acompanhados pelo Programa.