Foto: Kaná Manhães
Curso começou nesta terça-feira, no Horto Municipal
A Prefeitura de Macaé iniciou nesta terça-feira (25) o curso de Olericultura (horta comunitária) para os produtores familiares do município. O objetivo é proporcionar o crescimento da produção, aliada à modernização do cultivo. Na grade do curso, serão abordados temas como sombreiro, irrigação e plantio de mudas. O curso, que acontece no Horto Municipal, tem duração de 24 horas, com oito horas diárias.
O secretário de Agroeconomia, George Jardim, e o subsecretário, Darlin Grativol, participaram da abertura do curso. As aulas são realizadas das 8h às 17h e, no encerramento, na quinta-feira (27), serão entregues certificados com validade em todo o país. O curso tem no máximo 12 alunos, visando proporcionar um atendimento individualizado.
- Nossa preocupação, além de dar todo o suporte técnico para o pequeno agricultor, com maquinários e técnicos qualificados, é também proporcionar qualificação gratuita para o desenvolvimento e modernização da atividade no município. Com isso, fomentamos a economia rural, preparando esses agricultores familiares para atender a demanda da merenda escolar, gerando mais emprego e renda na área rural – ressaltou George Jardim.
O curso é promovido em parceria entre a prefeitura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RJ) e o Sindicato Rural de Macaé. A prefeitura fornece transporte, lanche e refeição e o Senar-Rio o instrutor do curso, que no caso deste de Olericultura, é o engenheiro agrônomo, Kurtis Fortman. Também é fornecida apostila prática.
- Os cursos oferecidos são os que atendem às necessidades dos produtores agrícolas para melhorar a qualidade da produção ou com foco no meio ambiente, como foi o caso do curso de Reflorestamento ministrado em maio deste ano. Como o curso acontece no Horto Municipal, os alunos podem ter aulas práticas também e, no final, eles recebem o certificado e uma cartilha com o conteúdo das aulas teóricas - explica o subsecretário de Agricultura, Darlin Grativol.
O secretário de Agroeconomia destaca que ainda está previsto mais um curso para esse ano. “Teremos ainda o curso de “Casqueamento e Ferrageamento”, voltado para os criados de equinos do município. A capacitação é muito importante para que os produtores rurais possam crescer, com o conhecimento certo da técnica de manejo”, completou George Jardim.