A secretaria Especial de Saúde promove nesta quarta-feira (19), a partir das 9h, no auditório da Guarda Municipal, o II Curso de Formação de Multiplicadores para o Controle da Dengue. O evento faz parte do Plano Municipal de Contingência da doença. De acordo com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), desta vez o curso será destinado aos presidentes das Associações de Moradores, com aulas teóricas e práticas.
Durante o curso, serão repassados todos os conceitos morfológicos do inseto como, por exemplo, sua reprodução e todas as suas fases. Além disso, os agentes do CCZ vão ensinar como abordar os moradores e passar orientações necessárias para eliminação dos criadouros.
No próximo dia 28, será realizado um mutirão de combate à dengue no bairro Imbetiba, que irá contar com a atuação dos participantes do curso. O bairro foi escolhido por estar com índice de infestação acima do normal. Apesar de apresentar índice elevado, a doença está sob controle na região.
O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti vem sendo feito pela Secretaria de Saúde, com visitas domiciliares e o trabalho perifocal nos terrenos baldios, valões, valas e bueiros.
O CCZ também possui uma equipe que atua em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas de ônibus e cemitérios, além de realizar ações de conscientização e orientação da população. Atualmente, existem 350 pontos estratégicos.
A população conta ainda com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à dengue. O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao mosquito transmissor é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.